Médico tem parada cardíaca e morre durante parto em Paulo Afonso
Prefeitura de Paulo Afonso decretou luto de três dias pela morte do médico
Por Da Redação.
O cirurgião-geral Francisco Xavier do Carmo Filho, de 78 anos, faleceu após sofrer uma parada cardíaca durante um parto no Hospital Nair Alves de Souza, em Paulo Afonso, no norte da Bahia. A situação ocorreu no domingo (23) e a equipe médica realizou ciclos de reanimação, mas Frascisco não resistiu.
Na ocasião, o filho de Francisco, Fabrício Xavier, também médico, participou ativamente das tentativas de reanimar o pai. Apesar dos esforços, o óbito foi confirmado pouco depois.
A morte foi divulgada pelo Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (CREMEB), que expressou pesar pelo falecimento do profissional durante o exercício da profissão.
"É com profundo pesar que o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) recebe a notícia de falecimento do médico Francisco Xavier do Carmo Filho, aos 78 anos, no último domingo (23), em Paulo Afonso. Especialista em Cirurgia Geral e em Obstetrícia, Dr. Francisco Xavier veio a óbito durante pleno exercício da Medicina, após sofrer uma parada cardiorrespiratória enquanto realizava um parto, tendo a sua ‘simbiose’ com a prática médica mantida até os seus últimos momentos de vida."
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que o corpo é retirado do hospital que Francisco trabalhava, sob aplausos de colegas emocionados. Assista:
Médico especializado em cirurgia geral e obstetrícia, Francisco Xavier atuava há mais de 40 anos na área e deixa dois filhos, que também seguem a carreira médica. Seu corpo foi sepultado nesta segunda-feira (24), em Paulo Afonso.
A Prefeitura local emitiu uma nota de pesar e decretou luto oficial de três dias na cidade.
Leia Mais: Em surto, homem atravessa pista do Aeroporto de Salvador e desaparece
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).