"Farinha pouca…": caminhão com carga de farinha de trigo avaliada em 100 mil reais é apreendido em Vitória da Conquista
Além das irregularidades na documentação, o caminhão ainda estava trafegando com um peso excessivo ao permitido.
Por fraude em documento fiscal, um caminhão com quase mil sacas de farinha de trigo foi apreendido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Vitória da Conquista, sudoeste baiano, na manhã dessa quarta-feira (9/3). A carga foi avaliada em mais de 100 mil reais.
Além disso, a equipe também verificou que o caminhão trafegava com excesso de peso, com 11.035 quilos acima do permitido, o que gerou notificações (multas) pelas infrações de trânsito constatadas.
Segundo a PRF, durante uma operação de rotina, os policiais abordaram uma carreta, com placas de Campo do Brito, em Sergipe. Ao verificarem a documentação da carga transportada, os agentes constataram divergências nos dados declarados, o que configura crime fiscal e tributário.
Após a checagem nos sistemas informatizados da Receita Federal, foi verificado que a empresa destinatária dos produtos constava como baixada, portanto, não poderia realizar transações comerciais.
O motorista de 46 anos é natural de Santo André, em São Paulo, e foi apresentado à fiscalização da Secretaria da Fazenda (Sefaz/BA), situada em Vitória da Conquista, para os devidos procedimentos legais, incluindo o pagamento de multa e do imposto que foi sonegado.
DENÚNCIA
A sonegação fiscal implica na não arrecadação de bilhões de reais em impostos, todos os anos. Para denúncia, a PRF disponibiliza o telefone 191. O anonimato é garantido.
LEIA MAIS: Casal "pega carona" no "rabecão" e não é para o cemitério; veja detalhes e vídeo
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.