Falso advogado é preso por fraudes ao Seguro DPVAT na Bahia
O falso advogado foi detido por não possuir formação acadêmica em Direito
Por Da Redação.
Um falso advogado, que não teve o nome divulgado, foi preso na manhã desta quinta-feira (20), durante a Operação Rábula, deflagrada pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP/BA). O homem é suspeito de integrar um esquema de fraudes ao seguro DPVAT (Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito), que teria burlado o sistema com cerca de 70 solicitações de indenização baseadas em documentos falsos.
A operação, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco/BA), cumpriu dois mandados de busca e apreensão, um em Muritiba e outro em Salvador, e um mandado de prisão preventiva, expedido pela 17ª Vara Federal da Seção Judiciária de Salvador. O falso advogado foi detido sob a acusação de se passar por profissional da área jurídica sem possuir formação acadêmica em Direito, condição que caracteriza o termo "rábula", usado para nomear a operação.
De acordo com as investigações, os suspeitos recrutaram pacientes em hospitais para solicitar o seguro DPVAT, mesmo que eles não tivessem sofrido acidente automobilístico. Para isso, fraudavam documentos como boletins de ocorrência e certidões de óbito, inserindo falsas informações de que as enfermidades teriam sido decorrentes de acidentes de trânsito. O seguro DPVAT é destinado a vítimas de acidentes de trânsito causados por veículos automotores terrestres, podendo ser solicitado por motoristas, passageiros, pedestres e seus beneficiários.
O falso advogado e os demais investigados responderão pelos crimes de associação criminosa e estelionato. A operação contou com o apoio da Centralizadora Nacional de Indenização DPVAT da Caixa Econômica Federal e reforça o combate a fraudes que prejudicam o sistema público e os beneficiários legítimos do seguro.
LEIA MAIS: Operação da PC combate organização criminosa que movimentou R$ 80 mi
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).