Cidade baiana registra 13,5 ºC neste sábado; veja lista de locais mais frios

Além de Luís Eduardo Magalhães, outras sete cidades baianas marcaram temperaturas abaixo dos 17 °C

Por Bruna Castelo Branco.

Tirem os casacos do armário! Com 13,5 ºC, a cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, registrou a menor temperatura do estado neste sábado (5), segundo o ranking diário do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Além de Luís Eduardo Magalhães, outras sete cidades baianas marcaram temperaturas abaixo dos 17 °C: Barreiras (13,9 °C), Vitória da Conquista (15,1 °C), Correntina (15,5 °C), Itiruçu (16,3 °C), Barra (16,6 °C), Amargosa (16,9 °C) e Irecê (17,5 °C).

+ O inverno começou: saiba quais são as cidades mais frias da Bahia

Saiba como evitar crises de rinite e otite durante o período de inverno

Com 13,5 ºC, a cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, registrou a menor temperatura do estado neste sábado (5). | Foto: Divulgação/Secom

As baixas temperaturas são comuns no interior do estado durante o inverno, que começou em 20 de junho e vai até 22 de setembro. Em 24 de julho do ano passado, por exemplo, Vitória da Conquista registrou 6,5 °C — a terceira menor temperatura da cidade desde 1976, início das medições do Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos).

Os municípios mais gelados da Bahia estão sob alerta de baixa umidade emitido pelo Inmet. O aviso, válido até segunda-feira (7), pode ser prorrogado. Apenas Itiruçu e Amargosa não estão incluídas na notificação. Nas cidades sob alerta, a umidade relativa do ar pode cair até 20%. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que o índice fique entre 40% e 60%.

Veja 4 receitas para esquentar sua noite no "frio" de Salvador

Além do frio, os municípios mais gelados da Bahia estão sob alerta de baixa umidade. | Foto: Ilustrativa/Pexels

Chuvas em Salvador

Na capital baiana, o cenário é diferente. Salvador segue sob influência de uma frente fria e da atuação de um cavado — área da atmosfera com baixa pressão —, o que tem favorecido a ocorrência de chuvas. A previsão é de tempo instável entre este domingo (6) e segunda-feira (7).

De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), os bairros com maior volume de chuva nas últimas 48 horas foram São Marcos (77 mm), Brotas (65,8 mm) e Patamares (65,2 mm). No sábado (5), a menor temperatura registrada na capital foi de 20,4 °C. A tendência é de redução das chuvas a partir de quarta-feira (9).

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.