Chuvas na Bahia: 37 cidades registraram ocorrências apenas neste sábado
Em Jaguaquara, ainda de acordo com a Sudec, a situação foi mais grave, com pessoas desalojadas e desabrigadas, além de um ferido
Até as 18h deste sábado (11), 37 cidades registraram ocorrências causadas pelas chuvas e ventanias que atingem a Bahia deste sexta-feira (10), com a maioria envolvendo alagamentos. A informação foi confirmada pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), que informou que a previsão é que as chuvas persistam até domingo (12).
Em Jaguaquara, ainda de acordo com a Sudec, a situação foi mais grave, com pessoas desalojadas e desabrigadas, além de um ferido. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, neste sábado (11), um alerta laranja de chuvas intensas para quase toda a Bahia.
Os municípios afetados até o momento são: Campo Formoso, Luís Eduardo Magalhães, Macururé, Catu, Inhambupe, Ruy Barbosa, Barreiras, Alagoinhas, Boa Vista do Tupim, Valença, Jaguarari, Itaquara, Jiquiriçá, Pojuca, Jaguaquara, Rio Real, Salvador, Castro Alves, Santo Amaro, Camaçari, Ubatã, Itajuipe, Conde, Maragogipe, Itabuna, Ipiaú, Maiquinique, Teixeira de Freitas, Itatim, Guaratinga, Pindobaçu, Morro do Chapéu, Jacobina, Cansanção, Caém, Andorinha e Itiúba.
O superintendente da Defesa Civil da Bahia, Heber Santana, destacou, em nota, que equipes estão em constante contato com os coordenadores municipais de Defesa Civil e autoridades locais, além de enviar recursos, como lonas para Camaçari e Ilhéus. “Estamos atuando de forma estratégica e constante no atendimento aos municípios impactados pelas chuvas”, afirmou.
Santana também informou que a Sudec tem emitido alertas meteorológicos para prevenir novos incidentes e está em contato com a Neoenergia Coelba para monitorar os municípios afetados por quedas de energia.
O alerta do Inmet prevê que o acumulado de chuva pode chegar a 100mm por dia, com ventos entre 60 e 100 km/h. O órgão alerta para riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. É recomendado que a população não se abrigue debaixo de árvores e evite estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Em situações de risco de desabamento ou deslizamento de terra, os cidadãos podem solicitar ajuda pelos números da Defesa Civil (199) e do Corpo de Bombeiros (193).
Atoleiros
A Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) informou que houve registro de atoleiros na BA-283, entre Guaratinga e o povoado de São João do Sul, após as chuvas de sexta-feira (10). Embora a passagem de veículos no local esteja normal, a recomendação é que motoristas trafeguem com atenção até que os serviços de limpeza de pista sejam iniciados, assim que as condições climáticas melhorarem.
Em situações de risco de desabamento ou deslizamento de terra, os cidadãos podem solicitar ajuda pelos números da Defesa Civil (199) e do Corpo de Bombeiros (193). | Foto: Bruna Castelo Branco/Aratu On
Siga a gente no Insta, Facebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).