Após recusar ajuda de argentinos à Bahia, Bolsonaro diz que pode reavaliar decisão
O presidente ainda ressaltou que o Governo Federal “está aberto a ajuda e doações internacionais”
O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quinta-feira (30/12) que pode reavaliar a possibilidade de aceitar ajuda humanitária dos argentinos às vítimas das chuvas que atingem a Bahia. Na última quarta (29/12), o Governo Federal recusou o auxílio, argumentando que as Forças Armadas e a Defesa Civil já realizam o trabalho oferecido pelo país vizinho.
“Por essa razão, a avaliação foi de que a ajuda argentina não seria necessária naquele momento, mas poderá ser acionada oportunamente, em caso de agravamento das condições. A resposta do Ministério das Relações Exteriores à Embaixada Argentina é clara a esse respeito”, explicou, através de publicação no Twitter.
O presidente ainda ressaltou que o Governo Federal “está aberto a ajuda e doações internacionais”.
Segundo o chefe de Estado, a Agência de Cooperação do Japão (Jica) enviou doações ao Estado. “São barracas de acampamento, colchonetes, cobertores, lonas plásticas, galões plásticos e purificadores de água, que chegarão à Bahia por via aérea e/ou serão adquiridos no mercado brasileiro”, explicou o presidente.
- Em contato com o @ItamaratyGovBr , a Chancelaria Argentina ofereceu assistência de 10 homens ("capacetes brancos") para trabalho de almoxarife e seleção de doações, montagem de barracas e assistência psicossocial à população afetada pelas enchentes na Bahia.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) December 30, 2021
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003