Licitação do BRT de Feira de Santana é suspensa por indícios de 'irregularidades'

A empresa denunciante sustenta que o processo “contém vícios que direcionam a contratação e inviabilizam a apresentação de proposta por potenciais empresas interessadas em participar do certame”

Por Matheus Caldas.

Licitação do BRT de Feira de Santana é suspensa por indícios de 'irregularidades'Jorge Magalhães / Divulgação
A prefeitura de Feira de Santana acatou no último sábado (19/8), uma decisão do conselheiro Plínio Carneiro Filho, do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), e suspendeu a licitação para gestão dos ônibus do BRT da cidade, com valor de contrato estimado em R$ 9 milhões. A informação foi publicada no Diário Oficial do Município. Carneiro atendeu denúncia da Dataprom Equipamentos e Serviços de Informática Industrial Ltda., representada pela procuradora Fernanda Mary de Oliveira Loureiro, que aponta 'diversas irregularidades', no edital de licitação aberto no final de junho. A empresa sustenta que o processo 'contém vícios que direcionam a contratação e inviabilizam a apresentação de proposta por potenciais empresas interessadas em participar do certame'. A Dataprom ainda elenca as supostas irregularidades: - Necessidade de parcelamento do objeto do Edital, tendo em vista se tratar de materiais e serviços que poucas empresas possuirão capacidade de ofertar em conjunto; - Existência de itens para os quais são exigidos a apresentação de amostras, sem, contudo, possuírem previsão no Edital ou na planilha de preços; - A ausência de detalhamento quanto ao roteiro de testes e critérios a serem seguidos para alguns itens dos quais é exigida a apresentação de amostra; - A ausência de informações de caráter imprescindível à formalização da proposta; - Exigência de itens com características e especificações em desconformidade com as normas técnicas; - Exigência de que seja fornecido Módulo Pluviométrico nos controladores semafóricos, sem qualquer justificativa técnica; - A ausência de previsão de incidência de juros nas hipóteses de atraso nos pagamentos devidos pela Contratante. O conselheiro do TCM determinou que o prefeito Colbert Martins (MDB) esclareça em até 20 dias os pontos denunciados pela ação. Atualmente, o sistema do BRT em Feira de Santana engloba três estações interligadas por dois corredores das Avenidas João Durval, com 4,8 km de extensão, e Getúlio Vargas, com 4,45 km. Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.