Governo da Bahia lança edital para concluir obras de trecho da Fiol 2

Governo da Bahia lança edital para concluir obras de trecho da Fiol 2 entre Caetité e Barreiras; o valor investido será de R$507 milhões

Por Laraelen Oliveira.

O edital para a conclusão das obras da Fiol (Ferrovia Oeste-Leste), que abrange Caetité no Sudeste e Barreiras no Extremo Oeste, foi publicado na quinta-feira (4). O valor destinado será de R$507 milhões, com abertura das propostas para empresas interessadas marcadas para o dia 6 de novembro. 

Conclusão das obras da Fiol 

De acordo com as informações reveladas pelo governo federal, a empresa vencedora ficará responsável pela execução dos serviços remanescentes para concluir o trecho de 37,5 quilômetros, subdividido em dois lotes, um de 12,3 km e outro de 23,45 km.  

Quando concluída, a Fiol vai ligar Ilhéus, no litoral, ao município de Figueirópolis (TO), conectando-se à Ferrovia Norte-Sul e criando um importante corredor logístico nacional/Foto: Divulgação/Infra S.A.

O presidente da Infra S.A, Jorge Bastos, durante o seminário “Ferrovias e o Desenvolvimento da Bahia”, informou que o Fiol 2 está 71% concluído. A estimativa é que os trabalhos comecem no início de 2026, com previsão de serem concluídos em 43 meses. 

Com a finalização da Fiol, a expectativa é reduzir em até 40% o custo logístico do agronegócio baiano, aumentando a competitividade no mercado internacional/Foto: Freepik 

A Fiol 1 que liga Ilhéus a Caetité teve suas obras paralisadas, devido a um extrapolamento de orçamento durante a construção, e há possibilidade que a Bamin, companhia responsável pelo trecho, deixe de operar, caso semelhante ao que ocorreu com a ViaBahia, o que prevê um nova concessão para as obras do itinerário. Já a Fiol 3 (que completa o percurso total de 1,5 mil km de extensão) continua na fase de estudos. 

Leia também: Bahia ultrapassa marca de 1.000 novas viaturas entregues em 2025

Leia também: TCE aponta falhas em políticas de infraestrutura e logística de Jerônimo

Leia também: Energia e abastecimento na Bahia: como o estado se destaca em renováveis

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.