Colapso em ponte deixa 10 mortos e 4 desaparecidos na China; veja vídeo
Dez pessoas morreram e quatro estão desaparecidas após a ruptura de um cabo de aço nesta sexta-feira (22)
Por Bruna Castelo Branco.
Dez pessoas morreram e quatro estão desaparecidas após a ruptura de um cabo de aço nesta sexta-feira (22) em uma megaponte em construção no noroeste da China, segundo a imprensa estatal.
+ Rompimento de adutora deixa rua alagada no bairro do imbuí, em Salvador
Imagens divulgadas pela emissora estatal CCTV mostram o momento em que a seção central do arco da ponte Jianzha desabou repentinamente, caindo nas águas do rio Amarelo. Veja o vídeo:
On Aug 22, tragedy struck in Qinghai—16 workers plunged to their deaths when a construction rope snapped at the Jianzha Yellow River Bridge. Another fatal example of China’s poor safety standards. pic.twitter.com/dgJl34nB91
— Spotlight on China (@spotlightoncn) August 22, 2025
A estrutura, localizada na linha ferroviária Sichuan-Qinghai, é considerada a ponte de arco contínuo com vigas de aço de via dupla mais longa do mundo. Trata-se também da primeira passagem ferroviária a cruzar o rio Amarelo, o segundo maior do país.
De acordo com a agência Xinhua, a causa do acidente foi a ruptura de um cabo de aço. Um grupo de 15 trabalhadores e um diretor de projeto estavam na obra, na província de Qinghai, no momento do colapso.
+ Saiba onde vai funcionar o novo Centro de Convenções de Salvador
+ Papel estratégico da Ponte Salvador-Itaparica é debatido no Bahia Export
Centenas de socorristas foram mobilizados para as operações de busca e resgate.
Acidentes industriais são recorrentes na China, frequentemente associados a falhas nas normas de segurança. Em dezembro de 2024, 13 trabalhadores desapareceram após o desabamento de uma obra ferroviária em Shenzhen, no sul do país.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).