Geral

VÍDEO: Estudante da Ufba acusa funcionária do Restaurante Universitário de racismo

Caso aconteceu nesta terça-feira no campus do Canela

Fonte: Anna Caroline Santiago*

VÍDEO: Estudante da Ufba acusa funcionária do Restaurante Universitário de racismoCréditos da foto: Leitor Aratu On

Uma aluna da Universidade Federal da Bahia (Ufba) afirma ter sido alvo de racismo no Restaurante Universitário (RU) do campus do Canela, em Salvador, na tarde desta terça-feira (19). A denúncia foi enviada à produção do Aratu On por uma testemunha, que relatou falas e comportamentos racistas por parte da funcionária.


Segundo o relato da estudante, que preferiu não se identificar, a situação começou quando ela aguardava para entrar no RU e foi informada pela funcionária, Roseane Leal, responsável pelo controle de acesso, que não havia mais comida e que as fichas destinadas aos alunos bolsistas tinham acabado. Cabe ressaltar que a universidade é pública e, portanto, gratuita, mas são chamados de bolsistas os estudantes que têm direito à gratuidade no RU.


Ao questionar a funcionária sobre a situação, a aluna teria sido chamada de "marginal" e ouvido comentários racistas, como “preto só serve para fumar maconha e usar droga”, conforme relatado por outra estudante presente.


Imagens enviadas ao Aratu On mostram Roseane exaltada, falando que quem fundou a instituição foram os seus antepassados vindos de Portugal. Em seguida, a estudante se aproxima e agride a funcionária. A briga foi separada por outros funcionários e alunos.


O Aratu On entrou em contato com a estudante que, no momento da publicação desta matéria, estava prestando depoimento na delegacia. Ela deve fornecer mais detalhes sobre o episódio em breve.


O que diz a Ufba


A Ufba emitiu uma nota lamentando o incidente ocorridos nesta terça, no Ponto de Distribuição de Alimentos e no Pavilhão de Aulas do Canela (PAC). A instituição esclarece que atitudes de intolerância, racismo ou violência física são incompatíveis com os valores da instituição, e que investigará rigorosamente o caso e que, se comprovadas as acusações, aplicará as sanções cabíveis conforme a legislação e os regulamentos internos.


Confira a nota na íntegra:


"A Universidade Federal da Bahia reconhece e lamenta as ocorrências da tarde de hoje, que tiveram lugar nas instalações do Ponto de Distribuição de Alimentos e no Pavilhão de Aulas (PAC) do Canela. Os administradores do PAC e o vigilante presente interferiram para conter os ânimos e tomar as providências necessárias, que incluíram o encaminhamento dos envolvidos às autoridades policiais competentes.


A Ufba é uma instituição de ensino público superior reconhecidamente inclusiva, diversa e predominantemente negra, jovem e feminina. Assim, manifestações de intolerância, racismo ou violência física agridem igualmente aos envolvidos e à instituição, ao próprio espírito da universidade, devendo os fatos ser rigorosamente apurados e, uma vez devidamente comprovados, punidos conforme as leis do país e os regulamentos da Universidade Federal da Bahia.


Quaisquer denúncias devem ser encaminhadas através dos canais institucionais, ou seja, à direção da unidade à Coordenação de Segurança ou diretamente à ouvidoria da Ufba aos quais cabe dar prosseguimento ao processo investigativo. As denúncias são apuradas e os processos transcorrem de modo a assegurar o amplo direito de defesa dos acusados, assim como preservando-se as partes envolvidas, até o final do devido processo legal."


Veja vídeo:




 


*Estagiária sob supervisão


LEIA MAIS: Coreógrafa baiana denuncia racismo após ser expulsa de hotel em São Paulo


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Bluesky.  Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.