Vídeo mostra torcedores do Atlhetico-PR imitando macacos e apontando para pele na final da Copa do Brasil; racismo será investigado
Em um dos vídeos que está circulando na internet, é possível ver dois homens imitando um macaco e apontando para o braço, fazendo alusão à cor da pele, em direção a torcida do "Galo".
A torcida do Athletico-PR ganhou os holofotes nesta quinta-feira (16/12) após o time perder para o Atlético Mineiro - mas não pelo placar de 2x1, que garantiu o bicampeonato do rival "Galo" na Copa do Brasil. Alguns torcedores do "Furacão" foram flagrados imitando macacos e apontando para a cor da pele, em ofensas direcionada aos rívais de Minas Gerais.
Em um dos vídeos que está circulando na internet, é possível ver dois homens imitando um macaco e apontando para o braço, fazendo alusão à cor da pele, em direção a torcida do "Galo". Outras imagens mostram os mesmos torcedores do Athlético paranaense repetindo as ofensas, em momentos diferentes da partida.
A atitude racista foi denunciada pelos outros torcedores do "Furacão", que ficaram indignados com a atitude dos colegas. "Futebol não tem nada a ver com racismo. Racismo NÃO É zoeira. Racismo NÃO é corneta. Racismo NÃO É mimimi", criticou uma torcedora.
Eu não ouvi falar, ninguém me contou. Eu vi, eu gravei, eu me embrulhei ao vivo mesmo. E foi mais de uma vez. Nessa aqui, os dois “amigos” já estão separados, mas continuam na SINTONIA RACISTA.@ObRacialFutebol pic.twitter.com/MVkLZy0I8v
— Bianca Molina (@biimolina) December 16, 2021
No mesmo jogo, uma mulher que assistia a partida de dentro de um camarote, também da torcida do Athético-PR, foi flagrada imitando um macaco - mas, ao contrário dos homens que apontavam para o time rival, ela ofendia os torcedores do próprio time. Ela sofreu uma ofensiva de volta, com os companheiros rubro-negros chamando-a de racista. Segundo a revista Placar, um homem se revoltou e tentou invadir o camarote da mulher, pulando a divisória de vidro que separava a arquibancada do setor.
O Athletico-PR disse que tomou conhecimento, através de vídeos publicados nas redes sociais, sobre os atos. "Racismo é inaceitável e, mais do isso, criminoso", postou o Furacão nas redes sociais.
O Athletico Paranaense tomou conhecimento, através de vídeos publicados nas redes sociais, sobre atos de racismo cometidos na partida de ontem, diante do Atlético-MG.
Racismo é inaceitável e, mais do isso, criminoso. pic.twitter.com/07Jq8HzlsM
— Athletico Paranaense (@AthleticoPR) December 16, 2021
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.