Ser pai pode transformar um homem? Especialista responde sobre as mudanças no cérebro masculino
A partir do fim da gestação, até os primeiros meses de vida da criança, uma substância chamada ocitocina será produzida e liberada em maior quantidade no organismo masculino.
Muito se fala sobre tudo o que acontece com uma mulher, seu corpo e sua personalidade no momento em que ela se torna mãe. Mas, e os homens? Eles também se transformam com a paternidade? O PhD em Neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, que também é pai, explicou o que acontece no organismo do homem após a paternidade, e como o cérebro masculino reconhece o novo papel.
Segundo o especialista, o pai não se conecta com a criança, tanto quanto a mãe, nos primeiros momentos. "os pais não carregam os filhos por meses em suas barrigas, nem tem a oportunidade de amamenta-los. No entanto, quando existe a responsabilidade que deveria ser inerente a todos os homens, o novo pai aprende que tem uma nova posição no mundo: a de cuidar de um outro ser e amá-lo assim que o conhecer.",explicou.
Durante o processo, e a partir do fim da gestação até os primeiros meses de vida da criança, uma substância chamada ocitocina será produzida e liberada em maior quantidade no organismo masculino. Conforme o Neurociêntista, o comportamento do pai, com o passar do tempo, passa a ser de maior zelo e cuidado em relação ao filho. Há também o aumento de dois neurotransmissores: a serotonina e a dopamina.
DEPOIMENTO
Em sua experiência pessoal, Fabiano descreveu a paternidade como sendo "um estado diferente, um sentimento intermitente, só se sabe quando se é pai. Ser pai é ser responsável, ter medo de morrer e se preocupar com o futuro do filho. Também é cumprir um ciclo, viver atento e sentir a dor do outro, como sua, porque realmente é, e, sobretudo, ter certeza que sua vida já valeu e que nada foi em vão", finalizou.
LEIA MAIS: Travessia Salvador-Mar Grande segue suspensa devido a mau tempo
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!