Seleção para o cargo de delegado é suspensa após falhas em concurso da Polícia Civil da Bahia; vídeo
A prova para o cargo de delegado foi suspensa após um erro de logística que gerou a entrega de provas trocadas a alguns candidatos,
A realização do concurso para a Polícia Civil, em Salvador, foi marcada por falhas, na manhã deste domingo (24/7). A prova para o cargo de delegado foi suspensa após um erro de logística que gerou a entrega de provas trocadas a alguns candidatos, conforme informou o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), responsável pela aplicação do certame.
Momento em que candidatos ficam sabendo do cancelamento da seleção para o cargo de delegado da Polícia Civil. Saiba mais: https://t.co/GOD24WZ9JF pic.twitter.com/FgAFn0e0hH
— Aratu On (@aratuonline) July 24, 2022
De acordo com o IBFC, o problema aconteceu na Universidade Católica do Salvador (UCSal), em Pituaçu. Isso porque, faltando quatro dias para o concurso, foram alterados alguns locais do exame, mas não foi possível refazer os cadernos de provas para os novos locais.
"Contudo, foi possível manter ainda a distribuição de candidatos dentro das mesmas salas, apenas alterando o ordenamento e numeração desses locais, para que não fosse necessária a intervenção nos materiais já devidamente lacrados".
As mudanças foram feitas porque neste domingo ocorre, também, uma corrida na capital baiana. Segundo o instituto, isso poderia comprometer o bom andamento das provas.
Em comunicado oficial, o IBFC informou que no momento da aplicação das provas para os candidatos ao cargo de delegado, "a equipe de aplicação realizou a distribuição dos pacotes de prova de maneira invertida, entregando os pacotes em salas diferentes", e embora essa troca "não tenha causado qualquer prejuízo à segurança do processo ou ao sigilo das provas, ao abrirem os pacotes de provas dentro das salas, na presença dos candidatos, foi constatado que as folhas de respostas anexadas aos cadernos de provas não pertenciam aos candidatos daquela sala, mas de outra".
A equipe do IBFC tentou reparar o dando, orientando que os candidatos utilizassem os cadernos de prova que haviam recebido, enquanto a equipe se encarregaria de redistribuir as folhas de resposta corretamente. Porém, alguns candidatos se negaram a seguir o procedimento sugerido, "acarretando um sequencial aumento de reclamações e inviabilizando a realização das provas até por parte dos candidatos que tentaram seguir a realização de suas provas".
Toda a confusão durou mais de uma hora, interrompendo a continuidade do certame para esse público, e o IBFC notificou a Secretaria da Administração do Governo do Estado da Bahia (SAEB), solicitando a suspensão do processo para o cargo de Delegado de Polícia Civil.
A nova data do exame para delegado deve ser anunciada ainda esta semana, e a aplicação da prova para os cargos de investigadores e escrivãos não foi afetada.
Mais informações sobre este caso serão trazidas no programa Cidade Aratu desta segunda-feira (25).
LEIA MAIS: Três locais de prova do concurso da Polícia Civil são alterados; confira quais são
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!