Geral

Secretário de Cultura copia ministro de Hitler em discurso e causa revolta nas redes sociais

Secretário de Cultura copia ministro de Hitler em discurso e causa revolta nas redes sociais

Por Da Redação

Secretário de Cultura copia ministro de Hitler em discurso e causa revolta nas redes sociais Twitter

O secretário especial da Cultura, Roberto Alvim, usou trechos de uma fala do ministro da Propaganda de Hitler, Josep Goebbels, durante o pronunciamento dele veiculado pelo órgão nesta quinta-feira (16/1). O vídeo foi feito com o objetivo de divulgar o Prêmio Nacional das Artes, apresentado horas antes em uma live com a participação do presidente da república, Jair Bolsonaro.




“A arte brasileira da próxima década será heroica e será nacional. Será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional e será igualmente imperativa, posto que profundamente vinculada às aspirações urgentes de nosso povo, ou então não será nada”, afirmou Alvim no seu vídeo.


O trecho é muito semelhante ao de Goebbels durante um discurso feito em 8 de maio de 1933, no hotel Kaiserhof em Berlin, na Alemanha, para diretores de teatro e divulgado no livro  “Joseph Goebbels: Uma biografia” (Ed. Objetiva), de 2014, escrito pelo historiador alemão Peter Longerich.


“A arte alemã da próxima década será heróica, será ferreamente romântica, será objetiva e livre de sentimentalismo, será nacional com grande páthos [potência emocional] e igualmente imperativa e vinculante, ou então não será nada”.


Além da fala, a estética do vídeo, o tom da voz e a aparência do secretário, o vocabulário e a trilha sonora - trecho da ópera "Lohengrin", de Richard Wagner, uma obra que Hitler contou em sua autobiografia ter sido decisiva  na sua vida - chamam a atenção.


A atitude causou revolta nas redes sociais. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) disse que o secretário deveria ser afastado do cargo pelo ato. Outros políticos e artistas também se manifestaram sobre o caso.











No facebook, o secretario alegou que tudo não passou de uma coincidncia retórica  e que ele não citou ninguém.



Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.