Pedidos de reaplicação do Encceja 2020 podem ser realizados a partir desta segunda
. A reaplicação ocorrerá nas mesmas datas do exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja PPL) 2020.
Candidatos que não puderam realizar as provas Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 no sábado (28/8) ou domingo (29/8) já podem solicitar a reaplicação da prova a partir desta segunda (30/8). Interessados têm até a proxima sexta-feira (3/9) para fazer o pedido, por meio do site do Encceja.
A reaplicação acontecerá nos dias 13 e 14 de outubro. Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para fazer a solicitação, o participante terá que comprovar a condição que motivou a ausência e os casos serão analisados individualmente.
A pessoa deverá inserir em anexo, formato PDF, PNG ou JPG, um documento legível que comprove a condição. É necessário constar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição, o código da Classificação Internacional de Doença (CID10), além da assinatura e da identificação do profissional que realizou o diagnóstico, com o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde ou de órgão competente, assim como a data do atendimento.
A regra vale para pessoas que apresentaram sintomas de Covid-19 ou de outra doença infectocontagiosa prevista no edital, como coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola ou varicela.
Já no caso de pessoas que não puderam fazer a prova por problemas logísticos, é necessário que a situação esteja enquadrada nas previstas no edital do Encceja 2020 como exemplo de desastres naturais ou falta de energia elétrica. Nessas situações, a pessoa deverá descrever o que aconteceu, por meio do sistema Encceja.
SOBRE O ENCCEJA
O Encceja é um exame destinado a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada. Mais de 1,6 milhão de pessoas confirmaram a participação nesta edição de 2020; dessas, 297.543 em busca da certificação para o ensino fundamental e 1.310.593, para o ensino médio.
A reaplicação ocorrerá nas mesmas datas do exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja PPL) 2020.
LEIA MAIS: PM é executado dentro de bar por suposto policial civil em Salvador; câmeras registraram o crime
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.