Número de WhatsApp é disponibilizado para denúncia contra violência doméstica na Bahia
Número de WhatsApp é disponibilizado para denúncia contra violência doméstica na Bahia
Mulheres vítimas de de violência doméstica e familiar que se sentem impedidas de realizar ligações telefônicas já podem denunciar os crimes por meio do Whatsapp.
A iniciativa, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) em a parceria da Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-BA), denominada de "Zap Respeita as Minas", entrou em vigor na segunda-feira (19/10).
Além das próprias vítimas, uma amiga, colega ou vizinha que tenha aparelho de telefonia móvel poderá entrar em contato com o Whatsapp de número (71) 99909-9322 e formalizar pedir o atendimento. Após o contato, o software que utiliza Inteligência Artificial irá gerar respostas iniciais para a vítimas, além de permitir o acesso por mensagem a atendentes em contato direto com o serviço 190 da Polícia Militar, para os casos de emergência.
Após se certificar da gravidade e veracidade da situação, as atendentes virtuais vão acionar a polícia automaticamente. Além disso, a usuária pode obter orientações e informações acerca dos órgãos que compõem a rede de atenção à mulher e as atribuições de cada um deles.
De acordo com a SPM-BA, o objetivo da ferramenta não é de ser apenas um canal de denúncia, mas fornecer orientações gerais, desde a rede de atenção à mulher em situação de violência até como solicitar medida protetiva de urgência.
As idealizadoras do projeto pioneiro acreditam que quanto mais as mulheres tiverem conhecimento de legislações que as protegem, não só a Lei Maria da Penha, estarão fortalecidas para buscar uma ajuda e denunciar os agressores.
As atendentes virtuais também podem ser contactadas através de um chat disponível por meio do site da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia.
LEIA MAIS: Bandidos explodem agência bancária e leva pânico a moradores da Fazenda Grande do Retiro
Acompanhe todas as notícias sobre o coronavírus
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.