Nova polêmica: universidade alemã não confirma pós-doutorado de ministro da Educação

Nova polêmica: universidade alemã não confirma pós-doutorado de ministro da Educação

Por Da Redação.

Nova polêmica: universidade alemã não confirma pós-doutorado de ministro da Educaçãoreprodução/Twitter Jair Bolsonaro

Mal assumiu o cargo, o ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli, está envolto em uma nova polêmica. Após a Universidade de Rosário afirmar que ele não terminou seu doutorado na instituição, seu pós-doutorado também foi colocado em xeque.

A Universidade de Wuppertal (Bergische Universität Wuppertal), onde o professor afirma ter concluído seu pós-doutorado, respondeu que ele não esteve na universidade por todo o período que consta em seu currículo. Decotelli foi nomeado Ministro da Educação na última quinta-feira (25/6).

Segundo a instituição alemã, Decotelli de fato esteve na universidade, para uma pesquisa de três meses em 2016, na cadeira de uma professora que é agora emérita na instituição. De acordo com o currículo Lattes de Decotelli, cuja última edição havia sido feita em 27 de junho, o professor teria obtido seu pós-doutorado na Universidade de Wuppertal entre 2015 e 2017 (sem indicar os meses).

O título de pós-doutor, na academia, não implica em um título formal como mestrado ou doutorado, e requer um trabalho em pesquisa feito por um doutor, no geral, por período de pelo menos um ano. Mas o próprio título de doutorado de Decotelli foi questionado na semana passada pela Universidade de Rosário, na Argentina, que afirma que ele não teve a tese aprovada.

A nota enviada pelo departamento de imprensa da Universidade de Wuppertal, em inglês, por e-mail e por mensagem no perfil oficial do Facebook, diz que Decotelli “não obteve um título em nossa universidade”, mas que a universidade não pode fazer declarações sobre títulos obtidos no Brasil. É comum, para universidades, receber professores estrangeiros como pesquisadores e professores visitantes, sem a obtenção de um título específico.

LEIA MAIS: Planos de saúde são obrigados a fazer testes para detectar Covid-19, decide ANS

LEIA MAIS: Covid-19: Em 24 horas, Brasil registra 552 óbitos e 30.476 novos casos da doença

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.