Morre professor e antropólogo Roberto Albergaria
Morre professor e antropólogo Roberto Albergaria
O antropólogo e professor da Universidade Federal da Bahia Roberto Albergaria morreu na tarde desta sexta-feira (03). Conforme informações do Grupo Metrópole, onde atuava como comentarista, ele faleceu em sua casa, no bairro da Ribeira. A causa ainda é desconhecida.
Conhecido pelos comentários ácidos e desbocados, Albergaria era formado em História pela Universidade Federal da Bahia, com doutorado em antropologia pela Universidade de Paris VII. Ele era pesquisador da área de Antropologia do Cotidiano, Urbana e Histórica, com ênfase em temas como mídia, carnaval, sociabilidade, simbolismo e baianidade.
O antropólogo morava sozinho e não tinha contato com familiares próximos. Ainda não há informações sobre o sepultamento. O radialista Mário Kertész, amigo do historiador, emitiu nota de pesar sobre a morte do amigo: “Foi com muita tristeza que recebi a notícia da morte de Albergaria. A Bahia perde uma das mentes mais brilhantes da sua história. Politicamente incorreto, Albergaria recusava a sisudez do mundo acadêmico ao mesmo tempo em que levava conhecimento para muito além das barreiras da universidade. Mas, sobretudo, vai um amigo. Ao longo dos 15 anos de história do Grupo Metrópole, aprendi um pouco mais graças à verve irreverente e à capacidade de pensar de Albergaria. Com seus comentários e suas participações, ele enriqueceu muito o Grupo Metrópole, nossos ouvintes e a mim pessoalmente.”
Para relembrar do ” manco da Ribeira”, apelido como se auto referia, confira uma entrevista concedida à TVE: