Morre jornalista Nilton Lopes, ex-assessor da Secretaria de Cultura da Bahia
As causas da morte do jornalista ainda não foram divulgadas
A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) comunicou com pesar o falecimento do jornalista e ex-assessor de imprensa da instituição, Nilton Lopes, conhecido carinhosamente como Niltim. O jornalista faleceu nesta sexta-feira (17), em Salvador, e as causas da morte ainda não foram divulgadas. O sepultamento será realizado neste sábado (18), às 15h30, no cemitério Bosque da Paz.
Niltim, formado em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especialista em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), teve uma trajetória marcante na defesa dos direitos humanos e na construção de políticas culturais na Bahia.
Sepultamento de Niltim será realizado neste sábado. Foto: Reprodução
Com uma carreira dedicada ao fortalecimento da participação social, especialmente de jovens, ele atuou em organizações como a CIPÓ – Comunicação Interativa, CRIA – Centro de Referência Integral de Adolescentes, Liceu de Artes e Ofícios, Organização de Auxílio Fraterno (OAF), Via Press Comunicação, Casa da Photographia e no jornal A Tarde.
Entre 2023 e 2024, Niltim coordenou a redação da Assessoria de Comunicação da Secult-BA, conquistando o respeito e a admiração de colegas. Em novembro de 2024, assumiu o cargo de Coordenador de Comunicação da Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi).
A Secult-BA lamentou profundamente a perda. "Sua partida em muito nos entristece e desejamos que seja uma passagem de paz", destacou a nota oficial. Familiares, amigos e colegas de trabalho expressaram solidariedade e destacaram a importância do legado deixado por Niltim em suas áreas de atuação.
Leia também: Ministério da Justiça regulamenta uso da força policial e reforça restrições ao uso de armas e algemas
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).