Política

Ministério da Justiça regulamenta uso da força policial e reforça restrições ao uso de armas e algemas

Ministério da Justiça determina que estados que utilizarem recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública estarão automaticamente aderindo às novas diretrizes

Por Da Redação

Ministério da Justiça regulamenta uso da força policial e reforça restrições ao uso de armas e algemasMinistério da Justiça e Segurança Pública, sob a gestão de Ricardo Lewandowski, publicou portaria nesta sexta. Foto: Tomaz Silva | Agência Brasil

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, sob a gestão de Ricardo Lewandowski, publicou nesta sexta-feira (17) uma portaria que regulamenta o uso da força por agentes de segurança pública, estabelecendo critérios mais rigorosos para o uso de algemas e armas de fogo. A norma determina que estados que utilizarem recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública estarão automaticamente aderindo às novas diretrizes.


De acordo com o texto, o uso de armas de fogo será permitido apenas em situações excepcionais. O disparo é proibido contra pessoas desarmadas em fuga e contra veículos que desrespeitem bloqueios policiais. Além disso, agentes ficam impedidos de apontar armas para pessoas durante abordagens ou realizar disparos de advertência.


Uma novidade é a inclusão de diretrizes específicas sobre o uso de algemas, tema que não era tratado pela portaria anterior, de 2010. A regulamentação segue orientações de normas internacionais e decisões judiciais, como a súmula vinculante emitida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2008. Segundo o tribunal, as algemas devem ser utilizadas apenas em casos de resistência, risco de fuga ou ameaça à integridade física do detido ou de terceiros.


 


Bahia rescinde contrato com Esportes da Sorte após proibição judicial: 'Explorando novas oportunidades'


A nova portaria também exige que situações excepcionais que justifiquem o uso de força sejam detalhadas pelos agentes em boletins de ocorrência ou relatórios operacionais.


Durante o anúncio, o secretário Nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo, revelou um investimento de R$ 120 milhões na aquisição de armas não letais, como sprays de pimenta e armas de choque, buscando priorizar métodos menos agressivos. Ele também destacou que a pasta irá desenvolver materiais de referência sobre o uso de algemas, procedimentos de busca pessoal e domiciliar, além da atuação em ambientes prisionais.


Siga a gente no InstaFacebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.