Marta Rodrigues celebra Festa de Iemanjá e importância da tradição
Marta Rodrigues fala sobre tradição da festa e o título de Patrimônio Histórico
Fonte: Edimário Duplat
A vereadora Marta Rodrigues (PT-BA) marcou presença na Festa de Iemanjá, que acontece desde cedo e reúne devotos e turistas no bairro do Rio Vermelho neste domingo (2). Em entrevista ao Aratu On, a edil falou da importância da data e seu reconhecimento como Patrimônio Histórico Cultural da Bahia.
Vereadora marca presença na Festa de Iemanjá. Foto: Reprodução/Aratu On
“Muito importante. E quando celebramos uma festa que é centenária, tem também todo esse compromisso com as religiões de matriz africana. É a única festa de uma orixá mulher e quando ela está pratimonizada, isso também reforça a tradição e a luta, o respeito. Contra o racismo religioso e a intolerância religiosa”, afirma a vereadora, que também falou sobre como a festa reforça a ancestralidade e as religiões de matriz africana.
“Aqui já está tudo tomado, desde ontem, e continua até o final da tarde. Isso é muito importante, mostra nossa ancestralidade e apresenta às novas gerações a importância de celebrar essa nossa tradição, celebrando uma orixá mulher”, comentou. Marta Rodrigues recordou da importância de legitimar o nome da festa e como este movimento reforça a tradição a Rainha do Mar.
Lavagem Yemanja 1 1024x683
“Nós vivemos um momento muito difícil anos atrás quando a Prefeitura de Salvador mudou o nome da festa para a Festa do 2 de Fevereiro. Mas fomos ao Ministério Público, fizemos uma ação para respeitar a nossa história, na festa de uma orixá mulher”, finalizou.
Neste domingo (2), a partir das 8h, o Aratu On entra ao vivo no YouTube com a cobertura completa da Festa de Yemanjá, que acontece no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. Assista aqui
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).