Lula se reúne com Jerônimo e Sonia Guajajara buscando solucionar conflito que vitimou indígenas na Bahia
Dois fazendeiros foram presos e autuados por homicídio e tentativa de homicídio
O presidente Lula (PT) manifestou, na manhã desta terça-feira (23/1), sua solidariedade com os povos indígenas do sul da Bahia, que viveram, no último domingo (21/1), momentos de tensão e dor com o assassinato da indígena "Nega Pataxó".
Através do seu perfil em uma rede social, o petista afirmou que está buscando solucionar o problema existente na região e adotar providências para buscar uma solução. "Hoje irei discutir esse assunto com a ministra [Sonia Guajajara] e com o governador [da Bahia] e quero colocar o governo federal à disposição do Jerônimo e dos povos indígenas para encontrar uma solução de forma pacífica", postou.
Eu queria dar um recado aos povos indígenas do Sul da Bahia sobre o assassinato de uma liderança Pataxó-hã-hã-hãe. Estou conversando com o governador @Jeronimoba13 e a ministra @GuajajaraSonia, que foi à região para tratar da situação. Hoje irei discutir esse assunto com a…
— Lula (@LulaOficial) January 23, 2024
No domingo (21/1), pela manhã, durante ação de um grupo denominado Movimento Invasão Zero, a indígena foi assassinada com disparos de arma de fogo e o cacique Nailton Muniz Pataxó acabou atingido e segue internado.
Dois fazendeiros foram presos e autuados por homicídio e tentativa de homicídio. Quatro armas de fogo e munições foram apreendidas com a dupla. As pistolas e revólveres foram encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica (DPT), para perícia.
LEIA MAIS: Lula sanciona R$ 4,9 bilhões para fundo eleitoral e corta R$ 5,6 bilhões em emendas parlamentares
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!