JEQUIÉ: Prefeitura sobre repercussão das mochilas gigantes “deixa para trás desafios importantes”
JEQUIÉ: Prefeitura sobre repercussão das mochilas gigantes “deixa para trás desafios importantes”
A prefeitura da cidade de Jequié, no interior do estado, enviou uma nota de resposta após a grande repercussão do caso das ‘mochilas gigantes’ entregues a crianças de uma creche. No texto enviado à imprensa, a gestão do prefeito Sérgio da Gameleira, do Partido Social Democrático (PSD), minimiza o ocorrido e diz que isso “deixa para trás desafios importantes que o próprio município terá pela frente”.
LEIA MAIS: JEQUIÉ: Prefeitura entrega mochilas maiores que os alunos e vira piada na internet
Ainda segundo a nota, “parece que não tem como entregar a uma criança de creche uma mochila com tamanho ideal”, pois o Ministério da Saúde determina que uma criança não pode carregar mais que 10% do seu peso, tornando essa tarefa impossível para os pequenos. A responsabilidade do carregamento do material cabe, então, de acordo com a prefeitura, aos pais e/ou responsáveis. “Será que estas pessoas querem afirmar que os pais de hoje não estão servindo nem para carregar a mochila de seus filhos?”, indagava o texto.
LEIA MAIS: CAMISETAS IGUAIS: Em celebração ao ?Dia das Mães?, Patrícia Maldonado posa com filhas
Para a prefeitura, problemas como os “péssimos índices herdados na educação local” – que envolvem baixa matrícula, baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), baixo Índice de Oportunidade da Educação Brasileira (Ioeb) e a baixa proficiência dos alunos da rede municipal de ensino – é que merecem tal atenção e já estão sendo trabalhados em prol de uma mudança positiva.
“Pela utilidade de uso, as mochilas compradas pelo município, ao valor de R$ 11,40, parece que o quesito economicidade e contemplação ficaram de lado, dando espaço a outros interesses”, finalizava o texto.
ENTENDA
Na última sexta-feira (5/5), a prefeitura de Jequié entregou kits escolares para alunos da rede pública de ensino contendo mochila, estojo, lápis, caneta e borracha. Até aí tudo bem. Só que quando as crianças menores foram experimentar os novos acessórios algo curioso aconteceu: as mochilas eram muito grandes para elas. Algumas até cabiam dentro do acessório.
A internet não perdoou e as fotos das crianças renderam inúmeros memes nas redes sociais. ?Vocês que não entenderam. Mochila para crianças é na verdade mochila para GUARDAR crianças?, brincou uma internauta.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo, no facebook.com/aratuonline e no youtube.com/televisaoaratu.