Iphan assina Ordem de Serviço de reforma do Terreiro Tumba Junsara, no Engenho Velho de Brotas
O investimento para a reforma será mais de R$ 600 mil
O superintendente do Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional na Bahia (Iphan), Hermano Guanais e Queiroz, assinará, nesta sexta-feira (1/12), a Ordem de Serviço de reforma do Terreiro Tumba Junsara, localizado no Engenho Velho de Brotas, em Salvador. O valor das obras é de R$ 600 mil.
O Terreiro Tumba Junsara foi fundado em 1919 pelos irmãos Manoel Ciriaco de Jesus e Manoel Rodrigues do Nascimento no município de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo da Bahia. Em 1938 foi transferido para a Ladeira da Vila América, no Engenho Velho de Brotas, em Salvador. Com mais de 100 anos de história, em 2018, o Terreiro foi tombado pelo Iphan e se tornou Patrimônio Cultural Brasileiro.
Com essa nova reforma, o terreiro vai atender as reivindicações de longa data do povo de candomblé, que incluem a reconstrução da Casa de Nengua, residência da autoridade máxima do terreiro e local de realização de celebrações e festejos, e a construção de novos espaços de apoio, como cozinha externa, sanitários e obras de acessibilidade.
LEIA MAIS: Secult prorroga divulgação de selecionados pela Lei Paulo Gustavo para sábado (2/12)
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!