Serviços da Dívida Ativa são digitalizados em Salvador; saiba mais
Atualmente, sete serviços da Dívida Ativa podem ser resolvidos integralmente de forma online em Salvador
Por Da Redação.
Desde abril, contribuintes de Salvador não precisam mais sair de casa para acessar serviços relacionados à Dívida Ativa. Emissão de certidões, parcelamentos, solicitação de prescrição de débitos, entre outros atendimentos, podem ser solicitados de forma totalmente digital no portal Salvador Digital.
A digitalização faz parte de uma iniciativa da Procuradoria-Geral do Município (PGMS) para facilitar o acesso da população aos serviços públicos. Segundo o órgão, mais de 1.200 solicitações foram processadas em menos de um mês após o lançamento dos serviços online. Mais da metade dos atendimentos foi resolvida sem a necessidade de deslocamento.
Além do atendimento digital, o contribuinte também pode agendar presencialmente um horário na sede da Dívida Ativa, localizada na Rua do Tesouro, no Centro Histórico. Essa funcionalidade foi implantada em outubro de 2024, e já registrou mais de 12 mil agendamentos.
Ao todo, 18 serviços podem ser realizados com hora marcada, incluindo emissão de DAM, 2ª via de tributos como IPTU, ISS e TFF, além de consultas de pendências fiscais.
Atualmente, sete serviços podem ser resolvidos integralmente de forma online. Juntos, eles representam cerca de 80% da demanda registrada pela PGMS. São eles:
- Prescrição de Débitos
- Emissão da Certidão de Dívida Ativa
- Cópia de Auto de Infração e/ou Notificação Fiscal de Lançamento
- Cancelamento de Protesto
- Desbloqueio de Conta e/ou Alteração de Restrição sobre Veículo
- Extinção da Execução Fiscal
- Parcelamento de Auto de Infração Não-Tributado
Para acessar os serviços, basta entrar no site salvadordigital.salvador.ba.gov.br, digitar o nome do serviço na barra de pesquisa ou a sigla "PGMS", e ter uma conta ativa no Gov.br.
A gestora do Núcleo de Tecnologia da Informação da PGMS, Lisiane Celestino, afirma que a adesão ao digital está crescendo. “Serviços como consulta de débitos, emissão de certidões e parcelamentos agora estão a poucos cliques de distância”, diz.
O procurador-geral do município, Eduardo Vaz Porto, destaca que a modernização do atendimento aproxima Salvador de cidades mais tecnológicas. “Estamos caminhando na direção de uma digitalização cada vez maior, seguindo o exemplo de outras cidades modernas e inteligentes do planeta, que estão oferecendo os serviços públicos de uma forma mais ágil, rápida e transparente”, afirma.
Já o coordenador da Dívida Ativa, Anderson Souza Barroso, aponta ganhos em transparência e eficiência. “Agora, o cidadão poderá acompanhar o andamento do processo em tempo real, o que é uma facilidade gigantesca. Ao mesmo tempo, vamos poder tramitar esse processo não só no horário do expediente, porque é online, dando a celeridade que o caso merece”.
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