Inmet alerta para chuvas em grande parte do país; saiba mais
Estão previstas chuvas de até 100 mm ao dia e ventanias que podem chegar a 100 km/h
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas para uma faixa que vai do Amazonas ao Maranhão, cobrindo também regiões do Pará e do Tocantins.
Estão previstas chuvas de até 100 milímetros (mm) ao dia e ventanias que podem chegar a 100 quilômetros por hora (km/h).
Há risco de falta de energia elétrica, quedas de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O aviso vale até as 10h desta segunda-feira (6), para quase 200 cidades desses estados, e está classificado com nível laranja, que indica perigo.
Além disso, chuvas mais suaves são esperadas para boa parte do território nacional. Aproximadamente 1,5 mil cidades em 13 estados e no Distrito Federal devem experimentar precipitações de até 55 mm/hora, acompanhadas de ventos fortes, porém com baixo risco de ocorrências.
Inmet prevê ocorrências de ventos fortes em algumas regiões do país. Foto: Ilustração | Pexels
ALERTA AMARELO NA BAHIA
O estado do Espírito Santo e do Tocantins estão cobertos pelo alerta de nível amarelo, que sinaliza um risco potencial, além de quase todos os municípios do Amazonas, Pará, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. Além disso, a previsão indica que haverá precipitações no norte de Rondônia e no sul de Roraima, no sudoeste do Maranhão e Piauí, na parte oeste e no extremo-sul da Bahia, e no norte do Rio de Janeiro.
O Inmet aconselha a população a evitar o uso de dispositivos eletrônicos conectados à eletricidade durante as tempestades. Quando ocorrem rajadas de vento, também não se deve procurar refúgio em árvores ou estacionar perto de torres de transmissão e placas de publicidade. É igualmente crucial aderir às diretrizes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros de cada região.
LEIA MAIS: Orçamento para Defesa Civil em 2025 deve ser o menor da gestão Bruno Reis
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).