Geral

Influenciadoras são investigadas por racismo após entregarem banana e macaco de pelúcia para crianças negras

Delegacia de Crimes Raciais vai abrir inquérito nesta quarta-feira (31/5) para apurar a conduta das duas mulheres

Por Flávia Alexandre

Influenciadoras são investigadas por racismo após entregarem banana e macaco de pelúcia para crianças negrasCréditos da foto: reprodução/ Redes Sociais
As influenciadoras Kerollen Cunha e Nancy Gonçalves são investigadas pela polícia do Rio de Janeiro após a publicação de um vídeo no Tik Tok em que as duas aparecem entregando um macaco e uma banana para duas crianças negras. Kerollen é mãe de Nancy e as duas têm mais 13 milhões de inscritos no TikTok e 1 milhão de seguidores no Instagram.
A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) vai abrir um inquérito nesta quarta-feira (31/5) para apurar a conduta das duas mulheres. os investigadores vão apurar se Kerollen e Nancy praticaram crime de racismo ou injúria racial e se também infringiram algum crime do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Denúncia
A história foi revelada após a advogada Fayda Belo, especialista em direito antidiscriminatório, denunciar o fato. A advogada reforçou que o vídeo apresenta o chamado "racismo recreativo", que ocorre quando alguém usa de discriminação contra pessoas negras com intuito de "diversão". Ainda não há informações sobre o local exato em que os registros foram realizados.
Vídeo
Em uma das filmagens, é possível observar Kerollen conversando com um menino negro. Em seguida, ela pergunta ao garoto se ele gostaria de ganhar um presente ou R$ 10. Ele faz a opção pelo presente e, ao abrir, se decepciona e fica chateado ao encontrar uma banana.
Em outra gravação, a mulher para uma menina na rua e faz uma proposta parecida, oferecendo a opção de a criança escolher entre R$ 5 ou uma caixa. Mais uma vez, a criança fez a opção pelo "presente", abre a embalagem e vê que se trata de um macaco de pelúcia. Dessa vez, porém, a criança registrada aparenta ter ficado feliz, abraça o brinquedo e agradece a influencer.
Pronunciamento
Após a repercussão do caso, as influenciadoras se pronunciaram apenas com um versículo bíblico, compartilhado nos stories da conta oficial da dupla, no Instagram. A advogada Fayda Belo protestou contra o vídeo e disse que a situação faz piada e animaliza crianças negras.
É possível que as pessoas que residem no Rio de Janeiro façam uma denúncia anônima sobre este ou outros casos através de um formulário disponibilizado no site do Ministério Público.



LEIA MAIS: Operação policial apreende mais de meia tonelada de drogas em Eunápolis; veja vídeo
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.