Hospital Roberto Santos registra aumento de 50% em doações de órgãos e 143% no transplante de córneas

"Hoje, temos 774 pessoas aguardando por um transplante de córnea na Bahia. Todo paciente que vem a falecer é um potencial doador de córnea", diz enfermeira

Por Da Redação.

 Hospital Roberto Santos registra aumento de 50% em doações de órgãos e 143% no transplante de córneasCarol Garcia/GovBa

O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) registrou, em 2021, a marca de seis captações de múltiplos órgãos e 17 captações de córneas. Isso representa, respectivamente, um aumento de 50% e 143%, relativamente, em relação ao primeiro trimestre de 2020. 

De acordo com o diretor-geral do HGRS, Adil Duarte, o aumento foi causado pela reestruturação da Comissão Intra-Hospitalar de Doações de Órgãos e Tecidos para Transplante da instituição (Cihdott-HGRS). "Devido ao porte e à complexidade da assistência que oferecemos, nós temos potencial e pretendemos realizar ainda mais captações de órgãos sólidos e tecidos. Além de sermos centro transplantador, com dois programas de transplantes, hepático e renal, abrigamos a Central de Transplantes da Bahia e o Banco de Olhos da Bahia", lembra.  

Com profissionais exclusivos para atuar na captação de órgãos, a Cihdott-HGRS oferece suporte desde a abertura do protocolo, independente da escolha dos familiares. No entanto, somente quando constatada a morte encefálica, a comissão realiza entrevista com os acompanhantes dos pacientes. 

Durante a pandemia, o número de óbitos acabou crescendo em todos os centros de saúde. "O aumento no número de captações é fruto do nosso trabalho, mas é, também, resultado da solidariedade das famílias que, mesmo em um momento de dor, realizam um gesto nobre de amor ao próximo ao autorizaram a doação de órgãos e tecidos dos seus entes queridos", avalia Jeane Lima, coordenadora de enfermagem da Cihdott-HGRS. 

Para se tornar um doador de órgãos, não é necessário registrar por escrito. Basta conversar com a família e deixá-la ciente do desejo. "Hoje, temos 774 pessoas aguardando por um transplante de córnea na Bahia. Todo paciente que vem a falecer é um potencial doador de córnea", completa.

LEIA MAIS: Acabou a vacina em Salvador? SMS não confirma, mas Sesab anuncia antecipação de novas doses

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.