HISTÓRIAS QUE TRANSFORMAM: Escolas estaduais desenvolvem metodologias inovadoras de ensino

HISTÓRIAS QUE TRANSFORMAM: Escolas estaduais desenvolvem metodologias inovadoras de ensino

Por Heloísa Gomes.

HISTÓRIAS QUE TRANSFORMAM: Escolas estaduais desenvolvem metodologias inovadoras de ensinoReprodução

A série ?Histórias que Transformam? exibida todas as segundas no programa Universo Axé comandado por Alex Lopes e as quartas no Bom Dia Bahia, revela o segredo de escolas que utilizam metodologias inovadoras de ensino, nela o aluno é o grande protagonista. Três escolas já foram visitadas pelo apresentador, cada uma delas tem um jeito particular de educar e transformar o futuro dos jovens cidadãos. A primeira reportagem foi ao ar no dia 14 de março.

No Centro Juvenil de Ciência e Cultura, localizado na Avenida Joana Angélica ? Nazaré, não tem ?vamos lá, todo mundo abrindo o livro na página 10?. Toda a teoria que causa tédio a esta geração tão ativa é convertida em prática, o aprendizado é oferecido por meio de oficinas que lidam com a ciência e a tecnologia, ligadas a contemporaneidade e dialogando com o dia a dia dos alunos.

Já pensou em abandonar a tabela periódica, deixar de quebrar a cabeça com as contas de divisão, esquecer o decoreba das fórmulas de física, a confusão de imaginar a linha do Equador e de quebra aprender inglês de forma mais atrativa? O Centro Juvenil pensou nisso. Lá os jovens podem se inscrever gratuitamente de maneira voluntária e participar de várias oficinas, inclusive aprender tudo o que citamos a cima em um simulador de vôo.

Viaje nessa história:

Quem deu lição de cidadania foram os alunos do Colégio Estadual Georgina Ramos da Silva, Rua Didier Luz, SN – Boca do Rio, cansados de assistir o vandalismo praticado no ambiente escolar, os jovens enxergaram na música uma maneira de conscientizar os colegas. O rap criado pelo grupo Sagrado Flor é sucesso dentro e fora da escola.

Inspire-se nessa história:

O empreendedorismo foi despertado entre os alunos do Colégio Estadual Luis Rogério de Souza em Plataforma. Como forma de estimular o interesse pelos estudos os alunos desenvolveram uma rádio escolar. Além de aprender uma profissão os adolescentes praticam leituras diárias de jornais para produção dos boletins informativos e levam música e informação para os colegas.

Ouça essa história:

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.