GUERRA IMINENTE: EUA lançam “mãe de todas as bombas” sobre o Afeganistão

GUERRA IMINENTE: EUA lançam “mãe de todas as bombas” sobre o Afeganistão

Por Da redação.

GUERRA IMINENTE: EUA lançam “mãe de todas as bombas” sobre o Afeganistão

Um míssil batizado como MOAB GBU-43, apelidado de “a mãe de todas as bombas”, foi lançado pelos Estados Unidos sobre o Afeganistão, nesta quinta (13). A informação foi revelada pela rede internacional de televisão CNN e confirmada pelo Pentágono. Segundo o órgão de defesa dos EUA, trata-se da mais potente arma não-nuclear usada pelo país.

A bomba foi usada para atacar túneis e cavernas que seriam ocupados pelo grupo extremista Estado Islâmico (ISIS), na província de Nangarhar, na fronteira com o Paquistão. O artefato teria sido lançado às 19h locais (por volta de 11h30, horário de Brasília). MOAB representa a sigla para “Mother of All Bombs”, ou Mãe de Todas as Bombas.

De acordo com Sean Spicer, porta-voz do Pentágono, o artefato pesa 11 toneladas em explosivos. “Os Estados Unidos levam muito a sério a luta contra o Estado Islâmico e, para destruir o grupo, temos que tirar espaço de operação dele, que foi o que fizemos”, disse Spicer.

A bomba foi lançada por uma aeronave MC-130, operada pelo Comando de Operações Especiais da Força Aérea, disseram fontes militares da CNN.

Os militares estão atualmente avaliando os danos causados. A bomba foi desenvolvida durante a Guerra do Iraque, iniciada em 2003, e testada na Flórida.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo, na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/portalaratuonline.

*Publicada originalmente às 14h56

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.