Fraude no INSS: sindicato de irmão de Lula teve boom na arrecadação

José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, um dos irmãos do presidente Lula (PT), é o diretor vice-presidente da entidade

Por Da Redação.

O Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnapi), uma das entidades sob investigação da Polícia Federal por suspeita de fraude no INSS, registrou um crescimento notável nos descontos em folha de pagamento de seus membros e um aumento brusco em sua receita nos últimos anos. 

+ Presidente do INSS é afastado após operação da PF e CGU

Frei Chico. Foto: Reprodução | Diário do Norte

José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, um dos irmãos do presidente Lula (PT), é o diretor vice-presidente da entidade.

+ Lula demite presidente do INSS após operação da PF

O sindicato registrou um crescimento de 78% nos descontos em folha de pagamento de 2020 para 2021. Também houve um boom na receita: de R$ 17,8 milhões em 2016, para R$ 90,5 milhões em 2023.

+ Força-tarefa da Lava Jato em SP denuncia Lula e irmão por corrupção

Também foi observado um crescimento nos requerimentos de desvinculação do INSS. As solicitações atingiram 20 mil em janeiro de 2024. Durante esse intervalo, o Sindnapi possuía 276,9 mil membros registrados.

A Polícia Federal interpreta o elevado número de solicitações de exclusão como um sinal de que os aposentados estavam sendo associados sem o seu consentimento. 

A representação não menciona o irmão de Lula, mas faz referência ao líder do sindicato, Milton Baptista de Souza Filho. O sindicato não foi objeto de buscas na ação da PF realizada ontem.

Foto: Reprodução

LEIA MAIS: Ex-presidente Fernando Collor é preso em Maceió após decisão de Moraes

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.