Explosão de jatinho: piloto e integrantes da mesma família são identificados
Explosão de jatinho aconteceu na manhã desta quinta-feira, na cidade de Ubatuba, em São Paulo
O piloto Paulo Seghetto foi identificado como o comandante do avião que explodiu na manhã desta quinta-feira (9), após uma aterrissagem malsucedida no aeroporto de Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo. O óbito foi confirmado por funcionários do Aeroporto de Mineiros, em Goiás, de onde a aeronave havia decolado.
O acidente ocorreu por volta das 10h, na orla da Praia do Cruzeiro. Segundo informações da Prefeitura de Ubatuba, a tragédia deixou oito vítimas – cinco ocupantes da aeronave, incluindo o piloto, e três pessoas que foram atingidas em solo. De acordo com fontes que participaram do socorro, três pessoas da mesma família que estavam no avião estão em estado grave e serão transferidas de helicóptero para o Hospital Regional de Caraguatatuba.
Foto: Reprodução | Band
Conforme a emissora de televisão Band, as vítimas da mesma família são Mireylle Fries, de 41 anos, e dois filhos dela, uma menina de 4 anos e um menino de 6. Há, ainda, um menino de idade não especificada, que estava junto à família, e Rosana Maria Alves Vieira, de 59 anos, que estava na praia no momento do ocorrido.
Após estabilização, os sobrevivente devem ser encaminhados para hospitais em São José dos Campos ou São Paulo.
+ Vídeo mostra momento em que criança é resgatada de jatinho que explodiu em Ubatuba
Paixão pela aviação
Seghetto costumava compartilhar fotos em redes sociais usando uniformes de piloto e ao lado de aeronaves. Uma das imagens mostrava o jatinho modelo Cessna Citation 525 CJ1, prefixo PR-GFS, que se envolveu no acidente desta manhã.
+ Spotters: saiba quem são e o que fazem os apaixonados por aviões
A aeronave era um bimotor a jato Cessna Citation, com capacidade para oito pessoas, incluindo um tripulante. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o avião estava com situação normal de aeronavegabilidade, mas não possuía autorização para realizar serviços de táxi aéreo.
O acidente
A aeronave decolou por volta das 9h do aeroporto de Mineiros, no interior de Goiás. A cidade está localizada a cerca de 425 quilômetros de Goiânia e próxima às divisas com Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
“Após o pouso, a aeronave ultrapassou a pista, atravessou o alambrado da cabeceira 09 e atingiu uma mulher e uma criança”, informou a concessionária do aeroporto de Ubatuba, "Voa". Segundo a empresa, as condições meteorológicas eram adversas, com chuva e pista molhada.
O acidente ainda está sendo investigado pelas autoridades competentes, incluindo o Ministério Público de São Paulo (MPSP), que instaurou um procedimento para apurar as causas e responsabilidades do ocorrido. O resgate das vítimas foi realizado de forma rápida e coordenada, com a colaboração de bombeiros, policiais e a Defesa Civil local.
+ Operação Indignos: oito são presos suspeitos de tráfico, extorsão e lavagem de dinheiro
Siga a gente no Insta, Facebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).