Vídeo mostra momento em que criança é resgatada de jatinho que explodiu em Ubatuba
Além da criança, acidente com avião de pequeno porte no litoral paulista deixou mais sete feridos
Uma menina foi resgatada com vida após a queda e explosão de um avião de pequeno porte que ultrapassou a pista do Aeroporto de Ubatuba, no litoral de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (9).
Populares que acompanhavam a ação registraram o momento em que bombeiros retiraram a menina do avião. Apesar da gravidade do acidente, a criança sobreviveu e foi encaminhada para a Santa Casa de Ubatuba.
O RESGATE DESSA CRIANÇA, eh de dar um nó da garganta imenso.
Ubatuba pic.twitter.com/VvnvnHEm0i
— A Hare (@pakitinhadaxuxa) January 9, 2025
Segundo a Prefeitura de Ubatuba, o acidente resultou em oito vítimas, incluindo o piloto da aeronave, que morreu no local. Além do casal e das duas crianças que estavam a bordo, três pessoas que passavam pela pista de skate próxima ao aeroporto foram atingidas.
Os sobreviventes, incluindo os quatro passageiros e um pedestre ferido, foram levados à Santa Casa de Ubatuba. Em nota, o hospital informou que um dos adultos está em estado grave, enquanto as crianças seguem sob observação médica.
A Rede VOA, concessionária responsável pela administração do Aeroporto de Ubatuba, relatou que o avião, um Cessna Citation 525 CJ1, partiu do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás, com cinco pessoas a bordo. Durante a tentativa de pouso, sob condições meteorológicas adversas, como chuva e pista molhada, a aeronave ultrapassou o limite da Cabeceira 09, atravessou o alambrado e explodiu.
O avião, fabricado em 2008, estava com o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) em dia, mas não tinha autorização para operar como Táxi Aéreo, conforme a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O modelo comporta até sete ocupantes, sem contar com o piloto.
Cinco das vítimas estavam a bordo da aeronave, enquanto outras três estavam na pista de skate localizada no local. | Foto: Redes Sociais
Investigação
O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA) foi acionado e já iniciou os trabalhos para apurar as causas do acidente. A aeronave pertencia a Nelvo Fries e Maria Gertrudes Fries, mas ainda não se sabe se os proprietários estavam entre os ocupantes.
O acidente destaca os riscos associados às operações aéreas em condições meteorológicas desfavoráveis e ressalta a importância da observação rigorosa de normas de segurança e manutenção aeronáutica.
Com informações do SBT News
Leia Mais: Jatinho cai, explode na pista e deixa um morto e pelo menos sete feridos em Ubatuba
Siga a gente no Insta, Facebook e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).