Embarcação que virou com destino a Morro é regularizada pela Capitania dos Portos
Embarcação que virou com destino a Morro é regularizada pela Capitania dos Portos
Uma embarcação de pequeno porte com destino a Morro de São Paulo virou na tarde deste domingo (28), ao sair do atracadouro de Ponta do Curral, em Valença. Não há informações sobre o que causou o emborcamento do barco.
Segundo informações da Marinha, 16 passageiros e um tripulante estavam a bordo da embarcação “Pura Liberdade”. De acordo com o comandante da Marinha, Flávio Almeida, os passageiros foram socorridos por outras embarcações que trafegavam no local. ?Uma parte seguiu para Morro de São Paulo e a outra foi para Valença. Além disso, ninguém ficou ferido?, disse.
Ainda segundo Flávio Almeida o barco que virou está registrado e autorizado pela Capitania dos portos da Bahia para realizar travessias com passageiros. O 2º Distrito Naval informou que um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) será aberto para apurar o acidente. O prazo para resolução do inquérito é de 90 dias.
Alerta da Astramab
Em nota divulgada ontem (28), para à imprensa, a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab) recomendou aos usuários do transporte marítimo muito cuidado ao adquirir passagens em Salvador rumo ao Morro de São Paulo fora dos guichês do Terminal Náutico da Bahia.
De acordo com o órgão, o transporte irregular para o Morro é um perigo. ?Há mais de um ano, a Astramab vem informando e alertando aos usuários – e às autoridades- , para evitarem a utilização de transporte entre Salvador e o Morro de São Paulo, que não seja o oficial, o transporte regulamentado e fiscalizado, que é operado por embarcações vistoriadas pela Capitania dos Portos, que é a autoridade marítima, e com o serviço fiscalizado pela Agerba?.
No entanto como citado anteriormente o comandante da Marinha, Flávio Almeida alega que à embarcação envolvida no incidente é regularizada e está autorizada pela Capitania dos Portos para realizar a travessia de passageiros.