Geral

Em julgamento, relator vota pelo impedimento de Lula nas eleições 2018

Em julgamento, relator vota pelo impedimento de Lula nas eleições 2018

Por Da Redação

Em julgamento, relator vota pelo impedimento de Lula nas eleições 2018Uol

O relator do caso do registro de candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, entendeu que o ex-presidente Lula (PT) não está apto para concorrer ao pleito de 2018, durante julgamento que aconteceu na tarde desta sexta-feira (31/8), na sede do órgão. Lula foi condenado e preso em abril deste ano, acusado de praticar corrupção passiva e lavagem de dinheiro no que ficou conhecido como o “caso tríplex”.


LEIA MAIS: Caso Kátia Vargas: defesa entra com recurso no Tribunal de Justiça após anulação de júri


A votação sobre a situação do petista aconteceu após o intervalo. Na primeira parte da sessão, o tribunal discutiu os registros de candidaturas dos presidenciáveis Eymael e Alckmin. Já no segundo momento, a defesa de Lula alegou que não teve tempo para se preparar para a sessão e pediu pelo adiamento do julgamento, mas o pedido não foi deferido. A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, chegou a dizer que o pacto internacional de direitos civis e políticos não foi promulgado no Brasil e, por isso, não poderia ser utilizado pela defesa.


Além de Dodge, quem também teve a palavra, por 10 minutos, foi o representante da coligação ‘Brasil acima de tudo, Deus acima de todos’, Thiago Ayres, e um representante do Partido Novo. O ministro e relator Luís Roberto Barroso falou sobre os pedidos de impedimento da candidatura de Lula e enumerou os argumentos utilizados pela defesa do ex-presidente. Barroso votou contra o registro da candidatura do ex-presidente Lula.


Os advogados de defesa do petista alegaram Lula escolheu como técnica de defesa esperar a decisão de comitê da ONU e, se ela fosse negativa, recorreriam ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao Supremo Tribunal Federal (STF).


Durante explicação do que motivou seu voto, Barroso explicou que a lei da ficha limpa “foi fruto de grande mobilização popular em torno do aumento da moralidade e da probidade na política. Foi o início de um processo profundo e emocionante na sociedade de demanda por patriotismo?.


O resultado ainda não é definitivo, os demais ministros votam até que haja um resultado representativo para o órgão.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.