Dilma é reeleita para novo mandato no banco do Brics

Reeleição de Dilma teve articulação do governo brasileiro e indicação da Rússia

Por Edimário Duplat.

A presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), Dilma Rousseff, anunciou neste domingo (23), em Pequim, sua reeleição para um novo mandato à frente da instituição, que representa os países do Brics e está sediada em Xangai. A indicação foi feita pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, após articulação do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.

Dilma é reeleita para novo mandato no Banco do Brics. Foto: Reprodução/Kremlin

Durante o evento, Dilma comentou sobre sua recente recuperação de uma internação de uma semana devido à neurite vestibular, que causa tonturas intensas. "É um vírus parecido com o da gripe, mas ele te joga no chão. Você não tem o que fazer. Tem que esperar ele morrer", relatou.

Dilma participou do Fórum de Desenvolvimento da China, um evento anual que reúne autoridades e empresários. Em sua fala, defendeu sua gestão no NDB, criticando uma administração anterior que, segundo ela, não tomou empréstimos por 16 meses em um período de juros baixos. "Quando você não tem liquidez, você não investe. Ou seja, também não tinha empréstimo", afirmou, sem identificar a gestão a que se referia.

A ex-presidente sentou-se na primeira fila do evento, ao lado de figuras proeminentes como o primeiro-ministro chinês Li Qiang e o CEO da Apple, Tim Cook. Em seu pronunciamento, Li enfatizou que a China busca ser uma "força de estabilização" no cenário internacional, criticando indiretamente as políticas dos Estados Unidos sob a administração de Donald Trump.

Divulgação/Agência Brasil

 

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.