Deputado é denunciado pela Procuradoria Geral por injúria contra Erika Hilton
Episódio contra Érika Hilton ocorreu durante uma sessão da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos Golpistas
A Procuradoria-Geral da República (PGR) formalizou uma denúncia contra o deputado federal Abilio Brunini (PL-MT) no Supremo Tribunal Federal (STF), por injúria contra a deputada Erika Hilton (PSOL-RJ).
O episódio em questão ocorreu durante uma sessão da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos Golpistas, em julho do ano passado, quando Brunini foi acusado de emitir declarações homofóbicas.
+Câmara abre sessão para votar PEC do novo pacote fiscal nesta quinta-feira
A denúncia foi protocolada no STF em 10 de dezembro e ficará sob a relatoria da ministra Cármen Lúcia, que agendou uma audiência preliminar para discutir o caso.
O processo teve início após o senador Rogério Carvalho (PT-SE) relatar que Brunini fez comentários transfóbicos contra Hilton, uma mulher trans. “Ele fez uma fala homofóbica enquanto a deputada se manifestava, acusando-a de oferecer serviços. Isso é homofobia e desrespeito”, declarou o senador durante a CPMI.
Após a ampla repercussão do caso, a Procuradoria da República no Distrito Federal encaminhou uma representação contra o deputado à PGR, responsável pela ação no STF. Segundo apurado pela Agência Brasil, na época dos fatos, o deputado negou ter promovido falas homofóbicas contra Erika Hilton.
LEIA MAIS: Projeto de estudantes leva afeto e diversão a crianças em vulnerabilidade social
Siga a gente no Insta, Facebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).