Variedades

Projeto de estudantes, 'More Smiles' leva afeto e diversão a crianças em vulnerabilidade social

Projeto 'More Smiles' faz a alegria das crianças no Lar Pérolas de Cristo, em Paripe

Por Da Redação

Projeto de estudantes, 'More Smiles' leva afeto e diversão a crianças em vulnerabilidade socialProjeto 'More Smiles' foi criado por estudantes em 2022 | Foto: divulgação

"A cada dez sorrisos, uma memória ruim é esquecida". Esse é o lema do projeto "More Smiles" ("mais sorrisos", em português), uma iniciativa das estudantes Isabela Correia, Nina Farsoni, Renata Britto e Luisa Sena, da Escola Pan-Americana da Bahia (Pasb), em Salvador.


A ideia teve início em 2022, como um projeto de fim de curso e, desde então, faz a alegria das crianças no Lar Pérolas de Cristo, no bairro de Paripe, Subúrbio Ferroviário da capital baiana. Agora, o time conta também com a irmã mais velha de Nina, Luíza Farsoni, de 17 anos, que atua como uma mentora das meninas.


A ideia, segundo as fundadoras, é dar suporte, atenção e carinho a instituições que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social. Elas buscam captar mais recursos e criar uma grande rede de apoio para os espaços, além de deixarem um legado para o futuro, quando outras crianças e adolescentes assumirão o projeto e darão continuidade à ideia.


Na prática, nesses dois anos de atuação, já foram arrecadados mais de 130 kits de material escolar, 27 ventiladores (para os 27 cômodos da casa), 68 pares de chinelos e diversos kits dados no Dia das Crianças, com roupas, brinquedos e calçados, e mais de 240 peças de roupas íntimas.


Sobre o 'More Smiles'


Para criar o More Smiles, as meninas foram ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Salvador (CMDCA). Na reunião, decidiram se dedicar ao “Lar Pérolas de Cristo”, por terem se sensibilizado com a situação difícil do local.


Quando voltaram para a escola, criaram um grupo no WhatsApp com 90 membros (nem todos da instituição de ensino) e criaram uma página no Instagram (@moresmiles), que utilizam para divulgar o trabalho, arrecadar dinheiro e convocar para ações solidárias.


As meninas costumam visitar o local ao menos uma vez por mês, proporcionando momentos de aprendizado e brincadeiras. Para o futuro futuro próximo, elas pensam em fechar a quadra da instituição, com alambrado, até 2025. Também querem proporcionar ações de higiene bucal, criar o Dia da Beleza - com cortes de cabelo, penteado e maquiagem -, o 'Blogueirinhos do Bem', agregando influenciadores para divulgar e dar continuidade à iniciativa.


Organização Não Governamental e sem fins lucrativos, a instituição oferece acolhimento a crianças e adolescentes afastados do convívio familiar. O propósito é oferecer proteção integral a todas as crianças, adolescentes e jovens adultos que são encaminhados pelos Conselhos Tutelares, Central de Vagas, Vara da Infância e Juventude e Ministério Público, sempre procurando proporcionar para as crianças e adolescentes, de ambos os sexos, um ambiente familiar que, embora provisório, seja o mais parecido com um lar.


Siga a gente no InstaFacebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).


 


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.