Com paisagens pintadas à mão, PF recupera livro raro furtado em SP há 16 anos
Obra de Johann Jacob Steinmann foi furtado da Biblioteca Mário de Andrade em 2008
Por Juana Castro.
Com informações do SBT News
A Polícia Federal (PF) recuperou, nesta segunda-feira (17/6), uma das obras literárias furtadas da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, em 2008. Trata-se do livro "Souvenirs de Rio de Janeiro", uma obra pintada à mão por Johann Jacob Steinmann entre os anos 1834 e 1835.
De acordo com a PF, a ação contou com a cooperação da Polícia Metropolitana de Londres. A obra estava em posse de um colecionador brasileiro, que o havia arrematado legalmente em uma casa de leilões da capital inglesa.
O livro será submetido à perícia e, posteriormente, devolvido a cidade de São Paulo, para que possa ficar novamente à disposição do público.
"A repatriação das obras literárias representa um marco fundamental para o Brasil, demonstrando um compromisso renovado com a preservação do patrimônio cultural e estabelecendo um precedente essencial para a recuperação de elementos históricos", afirmou a Polícia Federal em comunicado emitido nesta segunda.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).