Geral

Com paisagens pintadas à mão, PF recupera livro raro furtado em SP há 16 anos

Obra de Johann Jacob Steinmann foi furtado da Biblioteca Mário de Andrade em 2008

Por Juana Castro

Com paisagens pintadas à mão, PF recupera livro raro furtado em SP há 16 anosCréditos da foto: Reprodução/PF-SP

Com informações do SBT News


A Polícia Federal (PF) recuperou, nesta segunda-feira (17/6), uma das obras literárias furtadas da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, em 2008. Trata-se do livro "Souvenirs de Rio de Janeiro", uma obra pintada à mão por Johann Jacob Steinmann entre os anos 1834 e 1835.


De acordo com a PF, a ação contou com a cooperação da Polícia Metropolitana de Londres. A obra estava em posse de um colecionador brasileiro, que o havia arrematado legalmente em uma casa de leilões da capital inglesa.


O livro será submetido à perícia e, posteriormente, devolvido a cidade de São Paulo, para que possa ficar novamente à disposição do público.


"A repatriação das obras literárias representa um marco fundamental para o Brasil, demonstrando um compromisso renovado com a preservação do patrimônio cultural e estabelecendo um precedente essencial para a recuperação de elementos históricos", afirmou a Polícia Federal em comunicado emitido nesta segunda.



Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter.  Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.