Geral

Caos e confusão marcam retorno de foliões que utilizam transporte público na Barra

Em dia tumultuado, alto fluxo de passageiros causou transtorno além da demanda diária nos dias da folia

Por Da Redação

Caos e confusão marcam retorno de foliões que utilizam transporte público na BarraCréditos da foto: Foto: Reprodução
Para além das adversidades que aconteceram no circuito Barra/Ondina no último sábado (10/2), o retorno dos foliões que utilizam transporte público foi repleto de confusão, insatisfação e até enfrentamento entre pedestres e servidores que tentavam normalizar o fluxo de veículos na região.
Os fatos foram acompanhados pela reportagem do AratuOn, que esteve no local de embarque e desembarque da linha C10 - Lapa x Calabar, que funciona de forma gratuita para aqueles que vão ao Circuito Barra-Ondina pela Estação da Lapa. Visto como uma alternativa, este serviço deixou a desejar na madrugada deste domingo (11/2) e criou problemas para os que retornavam para suas casas.
“Não passa um ônibus aqui. Os que passam agora só escrito Garagem, tudo desligado. É um absurdo. Só tem esse ônibus pago (Expresso Carnaval) passando. É um absurdo”, afirmou um folião que preferiu não se identificar. Outra usuária de transporte público, também indignada, não deixava de apontar a falta de direcionamento dos poucos fiscais que estavam no local. “Ninguém ajuda, ninguém fala nada. A polícia fica aqui só olhando e depois vem pra cima da gente. E os ônibus não param”, salientou.
O Expresso Salvador é o serviço que custa R$18 e tem linhas exclusivas que saem dos shoppings para os circuitos do Carnaval. Entretanto, este serviço tem exclusividade de locais de embarque e desembarque - mais perto da entrada dos circuitos - além de utilizarem os ônibus públicos que detém ar-condicionado.  
Em certo momento, um grupo de foliões se aproveitou do engarrafamento da região para abordar um coletivo e adentrá-lo sem permissão do motorista. Enfurecidos, abriram as portas e janelas do ônibus à força, provocando mais confusão e muita briga entre os que estavam presentes. O motorista, claramente assustado e coagido, ligou as luzes do veículo e saiu em movimento com um número exacerbadamente maior do que o permitido. O ônibus chegou a se inclinar na parte traseira de tantas pessoas que o invadiram.
Com a confusão crescente, a aparição da polícia montada causou ainda mais transtorno, com dispersão exacerbada de pessoas. Uma senhora caiu entre as escadas atrás do ponto de ônibus, visto o susto causado pelo controle da multidão da PM. Com o tempo, os ônibus passaram a ser direcionados pelos fiscais, mas o número grande de pedestres lotando as máquinas seguia com o caos no local.
Questionada sobre o fato ocorrido, a Secretaria de Mobilidade (Semob) afirmou em nota que por conta dos congestionamentos nas proximidades do Circuito Dodô e por conta do dia atípico com os fatos ocorridos nos festejos, alguns coletivos ficaram retidos no trajeto e foram impedidos temporariamente de facilitar a saída de alguns usuários. A situação foi resolvida à medida em que os congestionamentos foram mitigados. 
Além disso, a pasta destaca que durante os dois primeiros dias do Carnaval de Salvador 2024, mais de 152 mil foliões utilizaram o serviço da linha gratuita Lapa-Calabar, com aumento expressivo de quase 30% em comparação ao ano passado. Ao todo, 72 veículos realizam o translado dos passageiros entre a Estação da Lapa e a Avenida Centenário na altura do Calabar, com cerca de duas mil passagens por dia. 
Até o fechamento desta matéria, a Polícia Militar não se manifestou sobre o ocorrido.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.