Geral

Câmara dos Deputados aprova auxílio gás para famílias carentes; texto segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro

O auxílio será concedido preferencialmente às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência. A preferência de pagamento será para a mulher responsável pela família.

Por Da Redação

Câmara dos Deputados aprova auxílio gás para famílias carentes; texto segue para sanção do presidente Jair BolsonaroCréditos da foto: Marcello Casal / Agência Brasil

Em meio aos consecutivos aumentos do gás e combustíveis, um provável 'alento'. A Câmara dos Deputados aprovou, nesta última quarta-feira (27/10), por votação simbólica, o projeto que cria um vale para a compra do gás de cozinha aos mais pobres. Agora, o texto segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro.  


O novo auxílio, batizado de Programa Gás para os Brasileiros, bancará pelo menos 50% do valor do botijão de 13kg. O benefício será concedido a cada dois meses. Segundo o projeto, o programa vai vigorar por cinco anos. De autoria da Câmara, o texto havia sido alterado pelo Senado. Na segunda análise de deputados, houve novos ajustes.


A proposta prevê que o Governo Federal transfira diretamente para famílias baixa renda um valor que varia entre 50% e 100% do preço do botijão. Serão beneficiadas famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo, ou que morem na mesma casa de beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC).


O auxílio será concedido preferencialmente às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência. A preferência de pagamento será para a mulher responsável pela família.


O programa será financiado com recursos dos royalties pertencentes à União na produção de petróleo e gás natural sob o regime de partilha de produção, de parte da venda do excedente em óleo da União e bônus de assinatura nas licitações de áreas para a exploração de petróleo e de gás natural.


Além disso, serão utilizados outros recursos que venham a ser previstos no Orçamento Geral da União e dividendos da Petrobras pagos ao Tesouro Nacional.


LEIA MAISBoa notícia! Salvador retoma aplicação das três doses da vacina nesta quinta-feira; confira locais


LEIA MAIS: Comando Vermelho manda postos de gasolina em Manaus baixarem o preço e mensagem parecida já circula em Salvador


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.