CadÚnico gera confusão, fila e pessoas tomando chuva em Lauro de Freitas; "minha mulher está grávida"
Para cadastrar, é necessário ter em mãos documentos como comprovante de residência ou contrato de aluguel, carteira de trabalho, RG, CPF, título de eleitor e certidão de casamento
O atendimento na Central do Cadastro Único de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, passou a funcionar sem agendamento a partir desta quinta-feira (1/9). Agora, o acesso passa a ser por demanda espontânea, com a distribuição de 130 senhas por dia. A Central do CadÚnico, localizada na Avenida Santos Dumont, na Estrada do Coco, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Porém, nesta quinta-feira, a espera por atendimento gerou confusão na porta da Central. Em meio às dezenas de pessoas na fila, estava Igor Silva, aguardando embaixo de chuva. "Minha mulher está grávida e eu preciso do auxílio", relatou o vendedor ambulante. O rapaz, assim como outros beneficiários, enfrentava o mau tempo desde a madrugada em busca de atendimento.
Segundo testemunhas, por volta das 20h de quarta-feira (31/8), as 130 fichas para atendimento hoje já havia acabado. Ainda assim, teve quem continuou na fila, aguardando. Após alguns atritos, a coordenação da unidade informou que todas as pessoas que estavam aguardando sairiam do local com uma nova data para atendimento.
"Eu estava agendado para o dia 30 de agosto, e o funcionário disse para vir no dia primeiro de setembro. Agora, saí daqui com uma nova data. Quando eu vou ser atendido?", questionou Igor, que será atendido apenas daqui há 27 dias.
CADASTRAMENTO
De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Semdesc), responsável pela Central, o atendimento para o Cadastro Único é um serviço contínuo. Para cadastrar, é necessário ter em mãos documentos como comprovante de residência ou contrato de aluguel, carteira de trabalho, RG, CPF, título de eleitor e certidão de casamento.
Segundo o titular da Semdesc, Tito Coelho, além dos atendimentos durante a semana na Central, a Secretaria criou ações para ampliar o acesso ao cadastro e atualização do CadÚnico. "Finalizamos, ontem, uma caravana social que passou todo o mês de agosto dentro das comunidades de bairros do município. Neste mês, continuaremos trabalhando em sistema de mutirão na Central do CadÚnico", relatou.
O secretário explicou que a demanda aberta para os atendimentos na Central, sem a necessidade de agendamento, segue até o fim do ano. Vale ressaltar que o Cadastro Único é a principal porta de entrada para os benefícios do governo federal, entre eles o Auxílio Brasil, antigo Bolsa Família.
CARAVANA SOCIAL
Os serviços da Caravana Social na Rua, realizados durante todo o mês de agosto, percorreram por 18 localidades do município de Lauro de Freitas, dos bairros de Itinga, Parque São Paulo, Portão, Lagoa da Base, Jardim Castelão, Caji, Quingoma, Vila Praiana e Areia Branca. Nesta ação, que buscou descentralizar os atendimentos socioassistenciais da Central do CadÚnico do município, cerca de 2.300 famílias foram atendidas.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!