Bancários da Bahia fazem ato pela inclusão da categoria na lista de prioridades da vacinação contra a Covid-19
Os manifestantes aproveitam a oportunidade e também reivindicam a privatização da Caixa Econômica, incluindo o banco digital.
Bancários da Bahia se reuniram na manhã desta terça-feira (11/5) para solicitar a inclusão da categoria na lista de prioridades para receber a vacina contra a Covid-19, doença que já matou cerca de 423 mil brasileiros em pouco mais de um ano. A mobilização ocorreu em frente à agência da Caixa Econômica Federal, localizada no Bairro da Pituba.
Conforme o Sindicato dos Bancários, o objetivo de chamar atenção das autoridades para a inclusão dos bancários na lista de profissionais com prioridade para receberem a vacina se dá devido aos riscos diários que a categoria assume diariamente. O grupo sustenta que bancos são serviços essenciais e que os trabalhadores, desde agentes de limpeza, caixa e bancários, têm contato direto com o público, com cédulas de dinheiro e portas giratórias.
Os manifestantes aproveitam a oportunidade e também reivindicam a privatização da Caixa Econômica, incluindo o banco digital. A categoria não descarta a possibilidade de uma greve geral. A Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados discutirá a política de privatização da Caixa Econômica e seus impactos na prestação de serviços nesta quinta-feira (13/5).
A audiência foi proposta pelo deputado Alexandre Padilha (PT-SP) e vai debater a situação dos aprovados no concurso de 2014 da Caixa e que ainda não foram convocados. Vale citar que, desde o início da pandemia, 60 bancários da Caixa morreram vítima do novo coronavírus. Na Bahia, somando todas as agências cerca de 30 funcionários foram a óbito em decorrência do contágio da doença.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.