Salvador inicia segunda etapa da vacinação contra a gripe nesta terça-feira; nova fase seguirá até 8 de junho
A partir de agora, a estratégia contemplará os idosos com idade igual ou superior a 60 anos e os professores das redes pública e privada lotados na capital.
A segunda etapa da vacinação contra a gripe em Salvador começou nesta terça-feira (11/5), desde às 8h. A partir de agora, a estratégia contemplará os idosos com idade igual ou superior a 60 anos e os professores das redes pública e privada lotados na capital, estima-se que 427 mil pessoas façam parte dessa fase.
Essa nova fase seguirá até o dia 8 de junho, as doses estarão disponíveis para os novos grupos de idosos e professores exclusivamente no drive-thru do Shopping Barra, na Avenida Centenário, além das salas de vacina nos 109 postos de saúde (pontos fixos) da mobilização de segunda à sexta-feira, das 08h às 16h.
Com a inclusão desses públicos alvos, vacinados também contra a Covid-19 em Salvador, é preciso se atentar com o intervalo de 14 dias para a aplicação do imunizante contra a gripe.
A infectologista da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Adielma Nizarala salienta que deve se priorizar a imunização contra a Covid-19. “Nessa segunda fase os idosos e professores devem verificar esse prazo de duas semanas é recomendado para que a vacina consiga gerar resultados, com a produção de anticorpos correspondentes aos efeitos de cada imunizante.
O período de 14 dias deve ser observado independentemente de qual vacina foi tomada primeiro. Então, se alguém receber imunizante contra a Covid-19, deve aguardar pelo menos duas semanas antes de tomar qualquer outra vacina e vice-versa”, explica.
Na primeira etapa, que iniciou no dia 12 de abril e finalizou nesta segunda-feira (10), foram imunizadas crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas, povos indígenas, e trabalhadores de saúde. Ela teve uma baixa aderência na capital, com cerca de 32% do público alvo vacinado.
A última fase ocorrerá entre os dias 9 de junho a 9 de julho, quando serão vacinados grupos de comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte público, portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do Sistema Prisional, população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas.
LEIA MAIS: Chega à Bahia novo lote de vacina da Pfizer com mais de 69 mil doses do antídoto contra a Covid-19
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.