Geral

Bahia adere ao Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios

Iniciativa dá início à construção dos Planos Estaduais voltados à prevenção desses crimes, com o objetivo de reduzir os índices de feminicídio no Brasil

Por Da Redação

Bahia adere ao Pacto Nacional de Prevenção aos FeminicídiosFoto: Divulgação/Ascom SPM

O Governo da Bahia, por meio da Secretaria das Mulheres (SPM), formalizou na terça-feira (26) um Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério das Mulheres (MM) durante o Encontro de Gestoras Estaduais, realizado em Brasília. A iniciativa reforça a adesão do estado - e de outras unidades federativas - ao Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios, além de dar início à construção dos Planos Estaduais voltados à prevenção desses crimes, em parceria com o MM, com o objetivo de reduzir os índices de feminicídio no Brasil.  


A assinatura do acordo contou com a presença da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e da secretária das Mulheres da Bahia, Neusa Cadore. "Este é mais um momento histórico para o nosso país, quando o Governo Federal, em regime de colaboração com os Estados, busca construir e consolidar ações efetivas voltadas ao feminicídio zero. A Bahia se une a este movimento importante que visa preservar a vida das nossas meninas e mulheres, potencializando as ações que já desenvolvemos com foco na prevenção e enfrentamento às violências contra as mulheres", declarou Neusa Cadore.  


Instituído em agosto de 2023 pelo Decreto nº 11.640/2023, o Pacto reúne 73 ações governamentais intersetoriais, fundamentadas na perspectiva de gênero e em suas interseccionalidades. O objetivo é prevenir diversas formas de discriminação, misoginia e violência de gênero contra mulheres e meninas.  


Também foi firmado outro acordo com o MM para coordenar o fluxo de envio, recebimento e monitoramento de denúncias realizadas por meio da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180. A iniciativa visa fortalecer a rede de proteção e atendimento às mulheres vítimas de violência, integrando esforços entre o governo federal, estados e Ministério Público. O objetivo é garantir que as denúncias sejam tratadas de forma ágil e eficiente, oferecendo o suporte necessário às vítimas.  


Nesse contexto, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) também oficializou uma parceria com o MM para assegurar o encaminhamento rápido e eficiente das denúncias às unidades do Ministério Público competentes. A medida busca garantir que cada caso receba atenção e tratamento adequado, além de promover a ampliação e divulgação dos canais de atendimento, como o Ligue 180, que agora inclui recursos acessíveis, como videochamadas em Libras, ampliando o alcance às mulheres com deficiência auditiva.  


Leia mais: 'Governo está mobilizado para minimizar impactos das chuvas em Salvador', garante Jerônimo


 


Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.