Artistas, políticos e entidades prestam homenagens à cozinheira Alaíde do Feijão; corpo será enterrado nesta terça
A cozinheira era do Terreiro Tumbacê, em Salvador, e quem a regia era o orixá Obaluaê, dono da terra, da cura, da doença e da morte.
Será enterrado, na manhã desta terça-feira (1/2), no Cemitério Quinta dos Lázaros, o corpo de Alaíde Conceição. A famosa cozinheira baiana, 73 anos, dona do famoso Restaurante Alaíde do Feijão, localizado no Centro Histórico de Salvador, morreu nesta última segunda-feira (31/1).
Segundo os familiares, a cozinheira tinha testado positivo para a Covid-19 pela segunda vez e se recuperava da doença em um hospital da capital baiana. No entanto, ela não resistiu a uma parada cardiorrespiratória.
Em nota, o Coletivo de Entidades Negras (CEN) lamentou a morte de Alaíde do Feijão. "Trata-se de uma perda irreparável, que deixa órfão todo o movimento negro brasileiro", informou. O CNE destacou ainda que "Alaíde era uma mulher de grande força, representatividade, e legítima matriarca, como tantas mulheres negras chefes de família da Bahia e do Brasil".
A cozinheira era do Terreiro Tumbacê, em Salvador, e quem a regia era o orixá Obaluaê, dono da terra, da cura, da doença e da morte.
Em seu twitter oficial, o Esporte Clube Bahia lamentou a morte da cozinheira.
🏴 O Bahia lamenta o falecimento da cozinheira e agitadora cultural Alaíde do Feijão, uma das homenageadas pelo clube nas ações do #NovembroNegro de 2018 - neste jogo, vencemos o Ceará. Nossa solidariedade a familiares, amigos e admiradores, assim como ao movimento negro de SSA. pic.twitter.com/jl8IlhfZQd
— Esporte Clube Bahia (@ECBahia) February 1, 2022
No meio político, a perda, também, gerou comoção. O pré-candidato ao Governo da Bahia, o petist Jaques Wagner lamentou a morte de Alaíde.
A Bahia se despede hoje de um dos seus símbolos, uma mulher forte, com uma trajetória de luta e resistência, além de ser a cozinheira do melhor feijão. Alaíde do Feijão construiu ao seu redor relações de companheirismo, de afetividade e de muita disposição para tantas lutas. pic.twitter.com/erYpBWoprq
— Jaques Wagner (@jaqueswagner) January 31, 2022
Entre o meio artístico, homenagens à cozinheira, também, foram vistas. A exemplo do ator Lázaro Ramos. Em seu twitter, Ramos enalteceu Alaíde. "Me sinto privilegiado por ter conhecido e convivido com seu sorriso, com suas palavras, com sua sabedoria, com seu feijão".
Acabo de receber a notícia que Dona Alaíde do Feijão, nos deixou nessa segunda-feira. Me sinto privilegiado por ter conhecido e convivido com seu sorriso, com suas palavras, com sua sabedoria, com seu feijão.
Obrigado por ser essa referência. 🖤 pic.twitter.com/Gmj1kB8Ck1
— Lázaro Ramos (@olazaroramos) January 31, 2022
LEIA MAIS: Censo Escolar: mais de 650 mil crianças saíram da escola em três anos
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.