Águas do Rio Tocantins estão liberadas para consumo após queda de ponte
As águas do Rio Tocantins foram liberadas para consumo na região onde a ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira desabou entre o Maranhão e o Tocantins.
Por Da redação.
As águas do Rio Tocantins foram liberadas para consumo na região onde a ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira desabou entre o Maranhão e o Tocantins. O governador do Maranhão, Carlos Brandão, anunciou que a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) emitiu um parecer técnico indicando ausência de risco de contaminação.
O alerta inicial foi emitido devido à queda de três caminhões contendo defensivos agrícolas e 76 toneladas de ácido sulfúrico, substâncias perigosas que poderiam ter contaminado o rio. A suspensão do consumo e uso da água afetou cidades no Maranhão e Tocantins, além de interromper a captação de água em Imperatriz (MA).
A ANA realizou análises em cinco pontos do rio e concluiu que não há risco ao consumo. Apesar disso, os testes continuarão para monitorar a segurança. Enquanto o Maranhão retomou a captação de água, o Tocantins ainda não se pronunciou oficialmente sobre a liberação.
O acidente, ocorrido em 22 de dezembro, resultou em quatro mortes confirmadas e 13 desaparecidos. As buscas continuam com apoio do Corpo de Bombeiros.
Leia mais:
Desabamento de ponte entre Tocantins e Maranhão deixa uma pessoa morta
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).