Agosto Lilás tem ações de combate à violência contra a mulher em Salvador
Agosto Lilás tem ações de combate à violência contra a mulher em Salvador
Cursos profissionalizantes e de autodefesa estão sendo oferecidos a moradoras da capital baiana por meio da campanha agosto lilás. A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Política para Mulheres e Juventude (SPMJ) com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da campanha, que chama a atenção para prevenção e combate à violência contra a mulher.
Segundo o órgão, entre o mês de janeiro e junho deste ano foram realizados 2.012 atendimentos e acolhimentos a vítimas de violência doméstica. Profissionais como psicólogos, assistentes sociais, psicopedagogos, advogados, plantonistas e até mesmo a guarda civil municipal atuam na ação. A assistência é realizada de forma contínua, com plantões de 24 horas através de Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), e em parceria com as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAM).
Até esta sexta-feira (7/8), cerca de 500 mulheres foram certificadas por programas como o Marias na Construção, Beleza Pura, SPMJ Gourmet, Curso de Defesa Pessoal em parceria com a Guarda Civil Municipal, Salvador Delas, Por Elas na Escola e o Núcleo de Enfrentamento e Prevenção ao Feminicídio (NEF).
O Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (Camsid), na Ribeira, continua funcionando normalmente durante o período de quarentena com plantões de 24h. Já o Centro de Referência de Atenção à Mulher Loreta Valadares (CRAMVL), nos Barris, também está funcionando em plantão de 24h, de sobreaviso, para atender e encaminhar todas as demandas que surgirem durante o período de quarentena. Além disso, a manutenção dos atendimentos das mulheres assistidas passou a ser feito de maneira remota.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003