Acessibilidade: banco lança 'cartão que fala' para deficientes visuais
Novidade pretende ajudar clientes a evitar golpes e dar apoio avisando sobre transações
Reprodução / freepik
O Itaú Unibanco anunciou a criação do primeiro cartão de pagamento que funciona com o uso de comando de voz. A tecnologia do "cartão que fala" foi desenvolvida em conjunto com a empresa norte-americana Thales, e a novidade será destinada à clientes com deficiência visual, para ajudá-los a evitar golpes ao pagar por suas compras.
No momento do pagamento na maquininha, o cartão "fala" ao usuário o valor da compra, antes que ele digite a senha e, depois, informa o término da transação. O som é emitido pelo celular ou smartphone, que se conecta ao cartão via Bluetooth.
Para emparelhar o cartão com o celular, basta aproximá-lo do smartphone com o Bluetooth ativo para realizar a conexão com segurança. Ao pagar na maquininha, o cartão conectado comunica o valor ao aplicativo Thales, disponível para celulares iOS e Android, que, em seguida, vocaliza o valor ao usuário no mesmo momento do pagamento.
A tecnologia também promete avisar o cliente com deficiência visual quando a senha foi digitada corretamente e se a transação foi confirmada. Segundo o Itaú, a novidade deve ser disponibilizada em setembro, em data a ser anunciada.
LEIA MAIS: Suspeito de receptação é preso em flagrante com celulares e bicicleta, no Subúrbio Ferroviário
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).
No momento do pagamento na maquininha, o cartão "fala" ao usuário o valor da compra, antes que ele digite a senha e, depois, informa o término da transação. O som é emitido pelo celular ou smartphone, que se conecta ao cartão via Bluetooth.
Para emparelhar o cartão com o celular, basta aproximá-lo do smartphone com o Bluetooth ativo para realizar a conexão com segurança. Ao pagar na maquininha, o cartão conectado comunica o valor ao aplicativo Thales, disponível para celulares iOS e Android, que, em seguida, vocaliza o valor ao usuário no mesmo momento do pagamento.
A tecnologia também promete avisar o cliente com deficiência visual quando a senha foi digitada corretamente e se a transação foi confirmada. Segundo o Itaú, a novidade deve ser disponibilizada em setembro, em data a ser anunciada.
LEIA MAIS: Suspeito de receptação é preso em flagrante com celulares e bicicleta, no Subúrbio Ferroviário
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).