Geral

‘Vida Longa’: projeto do MP visa qualificar atendimento a idosos residentes em instituições

O projeto inclui a realização de capacitações técnicas direcionadas a dirigentes e responsáveis técnicos dessas instituições

Por Da Redação

‘Vida Longa’: projeto do MP visa qualificar atendimento a idosos residentes em instituiçõesiStock
O Ministério Público da Bahia lançou, nesta quarta-feira (2/10), o projeto ‘Vida Longa’, que pretende qualificar o atendimento e serviços de assistência às pessoas idosas e com deficiência, residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e que vivem em Residências Inclusivas.
Conforme os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2022, a Bahia tem aproximadamente 1,5 milhão de pessoas com deficiência (10,4% da população) e  quase 2 milhões de pessoas idosas, o que corresponde a 13,26% dos mais de 14 milhões dos habitantes baianos.
O projeto inclui a realização de capacitações técnicas direcionadas a dirigentes e responsáveis técnicos dessas instituições, além de promover o fortalecimento da rede de proteção e a aproximação dos dirigentes com os órgãos que compõem a rede, incluindo o próprio Ministério Público.
O ‘Vida Longa’ foi lançado durante 3ª edição do workshop ‘Desafios e soluções no cuidado gerontológico de Instituições de Longa Permanência para Idosos’, realizado na sede do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), no Jardim Baiano, em Salvador.
Para a promotora de Justiça Ana Rita Cerqueira Nascimento, com o envelhecimento da população, cada vez mais as ILPIs e as residências inclusivas precisam estar capacitadas e cientes dos direitos das pessoas idosas e com deficiência.
Foto: Sérgio Figueiredo/MPBA

“Nosso objetivo é orientar os gestores sobre as responsabilidades das Instituições e os direitos dessas pessoas”, destacou a promotora de Justiça Ana Rita Nascimento, coordenadora das Promotorias de Justiça do Idoso e Pessoas com Deficiência (PCD) do Ministério Público do Estado da Bahia. Ela explicou que o ‘Vida Longa’ nasce do aprendizado com a realização dos workshops. “Nesse sentido, o MPBA atua como orientador para melhorar a qualidade do serviço prestado nessas Instituições. Nosso objetivo é levar essa iniciativa para todo o Estado da Bahia”, destacou.
O procurador-geral de Justiça Pedro Maia ressaltou que o ‘Vida Longa’ representa o ideal do Ministério Público, que coloca o compromisso com a sociedade em prioridade.
Foto: Sérgio Figueiredo/MPBA

“Estamos trazendo dignidade para aquelas pessoas no momento em que elas mais precisam do retorno da sociedade. São pessoas que se encontram muitas vezes em situação de desamparo”, afirmou o chefe do MP baiano.
Na ocasião, também foi lançada a campanha publicitária com o lema ‘Ultrapassado é o preconceito’, que está em veiculação nas redes sociais da Instituição e em rádios do estado. A campanha foi apresentada pela promotora de Justiça Adriana Imbassahy e visa reforçar a ideia de que a idade não limita nenhuma pessoa, ao contrário traz experiência e maior capacidade para enfrentar os desafios da vida.
*Com informações da Ascom/MPBA
LEIA MAIS: Abrigo clandestino com 16 idosas é fechado no bairro da Liberdade, em Salvador
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Bluesky.  Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.